Logo IFRJ

Presidente Lula anuncia construção da sede definitiva do IFRJ Campus Belford Roxo

O governo federal oficializou, no dia 6 de fevereiro, a construção da sede definitiva do Campus Belford Roxo, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). O anúncio aconteceu num evento realizado no terreno onde será construído a unidade, com realização da Presidência da República e do MEC, em parceria com a Prefeitura do município e do IFRJ.

O evento contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana; do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques Ferreira; do reitor do IFRJ, Rafael Almada; do prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro; entre outras autoridades. 

O IFRJ Campus Belford Roxo está em funcionamento desde 2016, em espaço provisório. Com a nova estrutura, poderá ampliar a oferta de vagas da educação profissional e tecnológica, bem como melhorar a infraestrutura do campus para os estudantes, professores e para a comunidade local e da região. 

A obra do novo campus, avaliada em R$ 15 milhões, terá infraestrutura moderna de salas de aulas, biblioteca e restaurante estudantil, além de área de convivência, quadra poliesportiva, laboratórios, estacionamento e salas administrativas.  

Durante a cerimônia, Camilo Santana informou que deseja ver a obra do novo campus concluída até o final de 2025: “Aqui, o Instituto Federal funciona provisoriamente, em contêineres. A partir do ano que vem, Belford Roxo terá um dos mais belos campi dos institutos federais do Brasil, que passará a atender 1.400 estudantes da região”.

O reitor do IFRJ, Rafael Almada, lembrou que o maior legado do Presidente Lula foi a criação dos Institutos Federais em 2008. “Esse momento não é apenas a construção de uma sede, é o reconhecimento de que o Instituto Federal do Rio de Janeiro é da Baixada Fluminense. É da população que mais precisa. Os institutos emancipam a população. Foi muito difícil ficar esse tempo todo em uma estrutura provisória. Mesmo nesse espaço provisório muito pequeno, não deixamos de fazer as políticas públicas de educação nesse espaço. Batalhamos muito para conseguirmos o que está acontecendo aqui hoje. Agora é trabalhar para fazer esse instituto crescer”, concluiu. 

O Presidente da República fez um apelo aos pais para que cuidem da educação dos jovens, sobretudo quando passam do ensino fundamental para o médio: “Não deixe seu filho desistir do ensino médio. Não aceite esse discurso. Não permita que ele deixe de estudar, fazer um curso técnico e depois fazer a universidade”, disse Lula, enfatizando ainda que é isso que vai mudar a qualidade de vida dos jovens e de suas famílias. 

O presidente também aproveitou para divulgar o programa Pé-de-Meia, que entra em vigor em março. O Pé-de-Meia oferece recursos a estudantes de baixa renda para incentivá-los a concluir o ensino médio. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, que acompanhou o presidente nos compromissos no Rio de Janeiro, mais de 400 mil estudantes deixam o ensino médio todos os anos no Brasil.

“Tem muita gente que fala para mim: ‘Lula, você está gastando dinheiro com essa molecada. Eu falo: ‘Não. Gastar dinheiro, eu vou estar gastando quando eu tiver que fazer cadeia para colocar esse moleque. Eu tenho é que fazer escola. Quando eu estiver colocando ele na escola, eu estou garantindo que ele não vá para o narcotráfico, que ele não vá para o crime organizado, que ele não pratique delitos. Estou garantindo que ele vai ser o orgulho do pai, da mãe e dos irmãos dentro de casa’”, disse o presidente em Belford Roxo. 

IFRJ com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC e da Agência Brasil

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS