Professor do campus Duque de Caxias recebe convite de universidade finlandesa

Reitor, Adriana e Julio posam sorrindo para a foto

O professor de Análise Instrumental do campus Duque de Caxias, Julio Page, foi um dos indicados pela escola de formação de professores da Häme University of Applied Sciences – HAMK, para participar do programa de capacitação de docentes intitulado Finnish Train the Trainers – FiTT.

Com o objetivo de formar multiplicadores para disseminar os conhecimentos adquiridos no programa pela Rede Federal, o FiTT espera que, dos professores convidados, pelo menos 500 ofertem, depois do programa, cursos para profissionais da educação da Rede Federal e demais redes públicas, a partir do modelo de Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

A HAMK University indicou Julio para o FiTT após a participação do professor no programa VET Professores para o Futuro, realizado em 2015, também na Finlândia. “Estou muito feliz com essa indicação, ela significa o reconhecimento de um trabalho realizado durante o programa VET e seus desdobramentos”, comenta Julio.

O professor do campus Duque de Caxias ainda é um dos membros da equipe do Podcast “Papo de Professor”; uma ferramenta de formação continuada de professores que surgiu na viagem à Finlândia durante o programa VET.

Recentemente, Julio participou do evento “Professores para o futuro: a experiência da Finlândia e a formação de multiplicadores no IFRJ”, promovido pelo campus Engenheiro Paulo de Frontin do IFRJ, junto a outros professores que participaram do programa VET.

O artigo intitulado “Peer Group Mentoring for teacher development at Brazilian vocational education network: a pilot project under a Brazil - Finland partnership” - produto final de uma pesquisa de dois anos sobre a formação inicial e continuada de professores de Análise Intrumental - foi aceito e será publicado em breve pelo Journal of Professional and Vocational Education.

Para Julio, a formação de multiplicadores realizada pelo FiTT dará mais força a fatores como a formação continuada de professores, a colaboração entre os professores e os campi, além da valorização de um sistema de avaliação institucional contínuo e integrado. “O FiTT será a consolidação da formação de uma grande comunidade de aprendizagem dentro da Rede Federal, aprofundará diálogos e ações nos caminhos da inovação em educação, desenvolvimento profissional, institucional e internacionalização”, finaliza.