Professoras do IFRJ participarão de programa de capacitação nos EUA

Adriana, Morgana, Paulo e Alda posam de pé para a foto

A assessora internacional Adriana Rigueira, professora Morgana de Abreu Leal, reitor Paulo Assis e professora Alda Maria Maciel

As professoras Alda Maria Maciel (campus Arraial do Cabo) e Morgana de Abreu Leal (campus Pinheiral) foram contempladas pelo programa SETEC-CAPES/NOVA de capacitação para professores de língua inglesa da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, com uma bolsa para curso intensivo de oito semanas no Northern Virginia Community College, nos Estados Unidos, a ser realizado entre janeiro e fevereiro de 2017.

O reitor do IFRJ, professor Paulo Assis, parabenizou as docentes pela conquista obtida mediante concorrência com diversos professores de todo o Brasil. “Elas serão nossas representantes em um total de 76 professores que serão enviados nesta segunda etapa do programa. Na volta, trarão experiência adquirida com o aperfeiçoamento da língua e com a vivência da cultura americana. Atuarão como multiplicadoras para os demais professores e ajudarão a implantar projetos voltados para a área de língua inglesa”, destacou.

O programa, que é constituído de duas etapas, enviou, no primeiro semestre desse ano, 76 docentes de instituições federais. Para o primeiro semestre de 2017, selecionou mais 76, perfazendo um total de 152 professores bolsistas. Todas as despesas dos docentes, exceto os custos dos vistos, serão cobertas pelo programa.

A professora Alda destacou os motivos pelos quais considera de suma importância terem sido selecionadas. Entre eles, disse ser de grande valia profissional e social vivenciar atividades acadêmicas e culturais em uma renomada instituição de ensino americana comunitária. Já em termos acadêmicos, ela destaca a possibilidade de participarem de um programa abrangente que favorece trocas de pesquisas, conhecimentos e experiências entre docentes e oferece um curso de história e cultura americanas in loco. “Por fim, em termos institucionais, nossa capacitação proporcionará o compartilhamento, quando de volta ao Brasil, de saberes e práticas com outros profissionais da área de ensino-aprendizagem de língua estrangeira, tanto no Instituto quanto em instituições parceiras”, enumerou.

A docente Morgana garantiu que a participação no programa é a realização de um sonho para ambas. “Ter sido selecionada dá uma sensação maravilhosa de dever cumprido. De algo pelo que se lutou muito e enfim conseguiu. No meu caso, especificamente, que sou professora há muito tempo – desde os meus 15 anos já dava aulas de inglês – parece realmente um ápice da carreira e um reconhecimento de todo o esforço empregado. É até difícil de acreditar!”, brincou.

Objetivos do programa

Dentre os objetivos do programa estão: expor professores da Rede Federal às práticas pedagógicas dos Community Colleges norte-americanos, com foco em ensino de língua inglesa; estimular a utilização de recursos online e de outras ferramentas na formação continuada e o desenvolvimento de novas metodologias e materiais didáticos para uso em sala de aula; proporcionar uma experiência in loco em proficiência em língua inglesa, considerando os aspectos culturais, locais e sociais dos Estados Unidos da América; e estimular parcerias com professores norte-americanos, visando futuros intercâmbios de professores e de alunos entre os dois países.

Como contrapartida pela participação no Programa, os candidatos selecionados deverão atuar por meio de um plano de trabalho, por um período mínimo de um ano, nas ações do Programa Idiomas sem Fronteiras do Ministério da Educação, em sua instituição da Rede Federal ou em outras escolas das redes públicas no Brasil, de modo a aplicar os conhecimentos adquiridos e contribuir com ações e atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização.