Projeto de equoterapia iniciará as atividades de atendimento

Aconteceu no Campus Pinheiral, no dia 14 de março, a cerimônia de inauguração das atividades de atendimento do projeto “Equoterapia: Passo e Trote que transformam”. O momento contou com a presença de autoridades do Campus Pinheiral, da Prefeitura Municipal de Pinheiral e parceiros como a APAE – Pinheiral e a Associação Coletivo Azul (ACA).

Desde setembro de 2022, a equipe vem se capacitando e preparando o ambiente para as atividades: cursos, visitas técnicas, preparos dos materiais, simulação de atendimentos, confecção de documentos, ambientação dos profissionais ao espaço e muito mais.

A previsão é que a partir da próxima semana, às terças e quintas, das 8h às 17h, o Campus Pinheiral receba crianças, entre estudantes da APAE – Pinheiral e crianças encaminhadas pela Rede Municipal de Saúde, com necessidades de tratamentos terapêuticos, motores e de equilíbrio, dentro de critérios de elegibilidade. As crianças serão atendidas com atividades terapêuticas, desde a recepção na brinquedoteca ao preparo para o contato com os animais e a montaria.

A equipe do projeto é composta pela médica veterinária Rosângela Terra, do Campus Pinheiral, pela psicóloga Amanda Mariz de Assis e pela fisioterapeuta Inaile Gonçalves Cerqueira Ferreira, da Prefeitura Municipal de Pinheiral. As atividades têm o apoio de 15 estudantes de Psicologia, estudantes bolsistas e voluntários do Campus Pinheiral. Destaca-se, ainda, o trabalho dos animais Honda, Toddy, Florida, Feiticeira e Lua. Neste tipo de terapia, os cavalos e éguas são agentes promotores de ganhos físicos e psíquicos.

Após a cerimônia no Centro Agronômico professor José Tadeu Dutra, a equipe do projeto realizou uma demonstração das atividades de equoterapia. Maria Clara de Souza Menezes, filha do professor aposentado Carlos Eduardo Gabriel Menezes, participou das demonstrações com a égua Feiticeira, doação da família ao projeto.

Colaboração: Greici Oliveira