Referência no ensino de Química, Attico Chassot ministra aula inaugural de licenciatura em Nilópolis

Químico no auditório do campus Nilópolis dando palestra

Esperado por muitos alunos e professores, o químico Attico Chassot foi a atração no auditório do campus Nilópolis durante a aula inaugural do curso de Licenciatura em Química, no último dia 8 de março. Com o título “A ciência é masculina? É sim, senhora!” – nome que tomou emprestado de um de seus livros –, a palestra foi realizada no Dia Internacional da Mulher e pretendeu apresentar o quanto ainda existe de discriminação de gênero na ciência.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – com passagem como professor visitante pela Aalborg Universitete, da Dinamarca –, Chassot abordou a persistência da desigualdade de gênero na ciência. Ele citou uma lista que elencava as cem personalidades mais influentes da história, feita em 1978 pelo escritor Michael Hart, na qual apenas duas mulheres apareciam – Isabel I de Castela e Isabel I de Inglaterra. A desigualdade persiste até hoje. “As mulheres representam apenas 3% dos ganhadores do prêmio Nobel”, lembrou Chassot.

Livros de Chassot são lidos na licenciatura

Leitora de Chassot, Mariana Farias, aluna do 6° período de Licenciatura em Química, pôde conhecer de perto o autor de livros como “A Ciência Através dos Tempos” (1994).  “É um estímulo ver que a pessoa que sempre está por trás de todos os livros é de verdade e acessível. Esse contato é essencial pelo fato de ele repassar todas as suas experiências de vida para a gente, de uma forma a nos deixar mais animados para o que há por vir”, explicou a estudante.

O coordenador do curso, Jorge Messeder, explicou que os livros Chassot já eram velhos conhecidos dos alunos. “Os textos dele são lidos em todas as licenciaturas em Química do país e foi com esse intuito que o convidei para aula inaugural”, disse.