Logo IFRJ

Representatividade do negro na teledramaturgia

alunos no auditório do campus

O campus Volta Redonda reuniu alunos de diversas turmas do nível técnico para uma sessão de cinema e debate. O evento, que aconteceu no dia 10 de maio, foi uma parceria entre o Neabi (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) e o IFCine para propor discussões acerca do documentário “A negação do Brasil”. A partir dos apontamentos dos professores presentes, Luiz Coelho, Flávia Cópio, Otávio Meloni e Ayrton Costa, os estudantes puderam compartilhar suas opiniões e impressões sobre o filme. O documentário trata da presença do negro na teledramaturgia brasileira, desde as novelas da década de 1940 até 1990. A exposição dos capítulos e entrevistas com os atores e atrizes negros da televisão, tornou possível a compreensão de seus pontos de vista e o preconceito sofrido por eles no decorrer dos anos.

O filme é fruto de uma pesquisa do professor Joel Ito, com cenas e entrevistas de atores cuja trajetória é extensa e repleta de lutas pela igualdade racial, como Ruth Souza, Zezé Mota, Milton Gonçalves, entre outros.

A coordenadora do projeto IFCine, Cláudia Martins, compartilhou sua visão sobre a importância de se abordar essa temática no IFRJ. “Discutir a presença do negro na telenovela brasileira é uma das formas de se promover reflexões, no ambiente escolar, sobre diversas questões como a invisibilidade do negro na sociedade brasileira”, disse.

A aluna do 5º período do curso de Licenciatura em Física, Laiz Moreira, compartilhou um pouco de sua experiência do debate. “Esse tipo de tema, assim como outros do IFCine, sempre causam uma troca de ideias entre os corredores da escola, o que é muito bacana e sadio. Esse assunto me interessou muito, já tenho uma linha de pensamento sobre o tema, mas é sempre bom ouvir quem tem uma opinião diferente”, declarou.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS