Logo IFRJ

Semana do Acolhimento recebe calouros

calouros nas atividades de descontração na semana do acolhimento

Ingressantes fizeram amizade no primeiro contato com os colegas e conheceram o campus 

  

A Semana do Acolhimento enturmou os alunos ingressantes do campus Duque de Caxias. Além de atividades de descontração, os calouros assistiram palestras, conheceram os setores da escola e, também, os projetos que serão desenvolvidos durante a disciplina. O evento, que aconteceu de 19 a 23 de fevereiro, foi planejado pela Comissão Organizadora do curso de Licenciatura em Química.  

 

No primeiro dia, no auditório, os alunos ingressantes receberam as boas-vindas do diretor-geral, Pedro Paulo e da diretora de ensino Suíze Martinez. A coordenadora da disciplina, Maria Celiana Lima e a vice-coordenadora Queli Passos foram responsáveis por conduzir o diálogo com os estudantes. No período da tarde, ocorreu a apresentação do campus, dos projetos de Extensão e a entrada no mercado de trabalho. 

 

No segundo dia, o diálogo foi sobre inclusão. Os calouros aprenderam sobre o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e o Grêmio Estudantil. 

 

A apresentação de projetos realizados no curso de Química e uma conversa sobre o Programa de Assistência Estudantil (PAE) fizeram parte do terceiro dia da Semana. Além disso, os alunos participaram do campeonato de vôlei organizado pelo professor Leandro Gouveia e da mini-exposição da escritora Carolina de Jesus. 

 

No penúltimo dia do Acolhimento os calouros participaram do debate "Diversidade Sexual na Escola". O assunto foi abordado com a intenção de reforçar a igualdade social dentro do campus. 

 

A recepção encerrou com a reflexão sobre a transição do ensino médio para o superior, através da apresentação do Programa de Monitoria Acadêmica. Por fim, houve um debate sobre o "Ensino de Química: desafios do cotidiano". 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS