Sucessos de divas do sertanejo animam tarde do campus Nilópolis

Música, poesia e muito sertanejo marcaram a segunda edição do “Ritmo e Letra”, evento realizado pelo projeto Brisa Literária, da Biblioteca Professor Carlos Alberto Barbosa, do IFRJ campus Nilópolis. Intitulado “Divas do Sertanejo”, o encontro aconteceu no dia 23 de maio e contou com debates e gincanas durante a programação.

O tema foi escolhido para homenagear as mulheres e celebrar o “Dia do Sertanejo”, comemorado em 3 de abril. “Escolhemos algo que está bem em alta, que são as divas do sertanejo”, explicou Eloá Gaspar, estagiária da biblioteca e uma das organizadoras do evento, evocando o sucesso que o sertanejo feminino vem alcançando como inspiração para produzir essa edição do Ritmo e Letra.

A dupla convidada, Thaiane & Thayná, foi responsável por executar as músicas, que animaram a plateia durante o evento. Além disso, foram realizados debates acerca do discurso apresentado nas letras das canções e o papel da mulher no gênero Sertanejo. A mesa foi composta pelas professoras Ângela Coutinho e Viviane Fialho, de Língua Portuguesa e Eline Maia, de Sociologia.

Segundo a equipe do evento, discutir sobre a mulher no sertanejo é falar sobre representatividade e esse é um ponto importante a ser levantado. “São várias mulheres que estão absorvendo essas letras e esse modo de ser”, comenta Eloá. Já Lidiane Barreto, aluna do 7º período de Produção Cultural, diz que o espaço que essas mulheres vêm ocupando também é um fator relevante. “Hoje elas querem sair para o bar, sair para beber. São essas as imagens que elas vêm trazendo em suas canções”.

O público que acompanhou essa edição já pode esperar por outras. A proposta de toda a equipe é fazer com que a comunidade interna se sinta bem por estar na biblioteca. “É bom mostrar que aqui é um espaço legal e também levar uma discussão dessas letras, além de dar alegria às pessoas”, finalizou Eloá.

Mulheres no comando

O surgimento da figura feminina no sertanejo tem crescido nos últimos anos. Segundo a empresa de monitoramento musical Crowley, a segunda música mais tocada nas rádios brasileiras em 2016 foi “Infiel”, de Marília Mendonça. Outras cantoras como as duplas Maiara & Maraísa e Simone & Simaria também têm se destacado no meio.

Confira as músicas sertanejas, interpretadas por mulheres, mais ouvidas nas rádios brasileiras em 2016:

1º -  Infiel - Marília Mendonça (67,9 mil execuções)

2º -  Medo bobo - Maiara & Maraísa (63,3 mil execuções)

3º - 50 reais - Naiara Azevedo feat. Maiara & Maraísa (55,9 mil execuções)

Fonte: Crowley Broadcast Analysis