Visita técnica ao Refeitório Gastromotiva

Alunos do curso de Formação Inicial e Continuada e Técnico em Administração foram levados em dezembro pelo professor Edy Lawson Silva Santos, da disciplina de Empreendedorismo, para uma visita técnica no Refeitório Gastromotiva, localizada na Lapa.

Na visita, os alunos conheceram a empresa e tiveram uma aula de empreendedorismo social. Além disso, puderam provar alguns produtos da casa.

Segundo o professor Edy, os alunos ficaram muito sensibilizados com o trabalho da Gastromotiva. “Alguns chegaram a se emocionar durante a apresentação. Alguns se cadastraram como voluntários ou manifestaram interesse em fazer o curso de cozinha oferecido gratuitamente pela empresa, desde que os alunos atendam a certos requisitos”, contou.

Edy conta, feliz, que conseguiram atingir o objetivo de mostrar o empreendedorismo social aos alunos e que foram além do que qualquer sala de aula poderia proporcionar.

A aluna Luana de Almeida, do curso Técnico em Administração, conta que conhecer o refeitório Gastromotiva foi uma experiência única, e a fez ampliar seus horizontes dentro do aprendizado na área de administração. “O impacto maior foi em mim como pessoa, meu lado humano se sensibilizou demais. Imaginei o sofrimento das pessoas atendidas pelo projeto, quebrei a cabeça pensando em como sou pequena, como meus problemas são poucos e principalmente em como eu poderia retribuir positivamente tudo que me foi agregado nesse dia", contou.

Thaís Vitória, também do curso Técnico em Administração, contou sobre a visita. “Eu até pouco tempo não tinha a mínima ideia do que seria o empreendedorismo social e qual seria seu papel, mas depois dessa visita nesse lugar maravilhoso eu vejo como é importante esse ato”. A aluna Taiane de Abreu, do curso FIC, completa, emocionada:  "Aprendemos a enxergar com outro olhar o nosso redor, espalhando alegria e amor”.

A Gastromotiva é uma empresa que busca transformar a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social através da comida. A empresa oferece refeições a 90 moradores de rua todas as noites, de segunda a sexta, oferece cursos de capacitação em cozinha e empreendedorismo. Atualmente, a empresa está presente em quatro países, no Brasil, além do Rio de Janeiro, outras 3 cidades possuem o refeitório.