Workshop de Avaliação
Integrantes do Grupo de Apoio Pedagógico (GAP) do campus Volta Redonda realizaram um Workshop de Avaliação junto aos professores, no dia 30 de agosto, com a condução das professoras Giovana Cardoso, Márcia Amira do Amaral e Herica Gomes. A atividade teve como objetivo estudar o tema, para posterior formulação dos princípios norteadores da avaliação no campus.
No primeiro momento, foram apresentados aos professores os resultados de uma pesquisa de opinião feita com alunos do Ensino Médio-Técnico e das Licenciaturas, na qual eles foram questionados a respeito do que seria a avaliação, além de ser pedido que citassem pontos positivos e negativos através de suas experiências como estudantes. Logo após, os professores foram divididos em sete grupos para discutir temas específicos – a partir de textos fornecidos pela equipe do GAP – e experiências sobre avaliação. Por fim, foi realizada uma plenária, na qual cada grupo pôde compartilhar com todos os presentes suas considerações a partir do debate realizado.
Para o professor de Matemática, André Seixas, a avaliação vai além de testar os conhecimentos do aluno. É uma atividade que também avalia o método educacional da escola. “Muitas vezes enxergamos a avaliação apenas como um instrumento para medir o conhecimento do aluno e, na verdade, ela vai além disso, é um instrumento de análise e reorganização da estrutura curricular, organizacional e pedagógica da escola, onde o professor pode fazer uma auto avaliação sobre seus métodos de ensino”, afirmou o professor.
O workshop, segundo seus organizadores, contribuiu para melhorias na qualidade do ensino oferecido na unidade em seus diferentes níveis, aperfeiçoando o método avaliativo, a partir do que foi levantado e debatido. Segundo a professora Giovana Cardoso, o resultado do workshop foi positivo. “As avaliações realizadas apontaram que o momento foi relevante e não pode se esgotar”, concluiu Giovana.