19º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Proppi) do IFRJ divulga a chamada do CNPq para participação de estudantes e seus orientadores no 19º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, edição 2021.

Nas categorias Bolsista de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica poderão ser indicados bolsistas do CNPq que tenham desenvolvido projetos no período de 1º de agosto de 2020 a 31 de julho de 2021.

A bolsa de Iniciação Científica é uma modalidade concedida pelo CNPq desde sua fundação, em 1951. O principal objetivo da bolsa era, inicialmente, despertar jovens talentos para a ciência. Ao longo do tempo, os objetivos dessa modalidade foram ampliados e diversificados. Atualmente, a Iniciação Científica e Tecnológica é concedida por meio de programas institucionais via Chamadas Públicas de propostas lançadas periodicamente e por quotas ao pesquisador PQ.

Os programas institucionais dirigidos aos estudantes do Ensino Superior são: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas - PIBIC-Af, e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico - PIBITI. Os programas por quotas ao pesquisador são Iniciação Científica - IC e Iniciação Tecnológica Industrial - ITI. Os programas voltados para os estudantes do Ensino Médio e Fundamental são: a PIC-OBMEP, o IC-Jr/FAPs e o PIBIC-EM.

Confira todos os detalhes AQUI