Logo IFRJ

1ª Conferência dos Povos de Terreiro

O Campus Pinheiral, através da atuação de professores e estudantes, abriu suas portas para receber a 1ª Conferência dos Povos de Terreiro no sábado, dia 30 de setembro. O evento reuniu membros das comunidades de terreiro, além de convidados do Poder Público e da Sociedade Civil. A conferência teve como objetivo discutir questões relacionadas aos direitos, existência e saberes das comunidades de terreiro.

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) - Campus Pinheiral foi parceiro na promoção do evento, que contou com a organização da Comissão de Terreiros Mojubá, um grupo que atua há quatro anos e reúne lideranças de mais de 40 terreiros e casas de religião de povos tradicionais e busca promover ações que contribuam para a garantia de direitos a essa parcela da população. Além disso, a conferência contou com o apoio do Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras - IDAFRO e do curso de pós-graduação em Educação em Direitos Humanos do Campus Pinheiral.

A abertura da conferência foi marcada por uma apresentação do balé dos Orixás, apresentada pelo Projeto Muilo, que pertence ao Centro Cultural Folha Grande, da comunidade de Terreiro "Unzo Unsaba Lonene", localizada em Pinheiral.

Um dos destaques do evento foi a presença de Eloá Moraes, representante do Ministério da Igualdade Racial, que compartilhou sua experiência e visão sobre a luta pelos direitos das comunidades de terreiro.

A programação incluiu uma mesa de discussão sobre direitos com Dr. José Tambasco, defensor público federal, doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, e também Mestre em Ciências Ambientais. Além disso, Tambasco é representante na Região Sudeste do Grupo de Trabalho Comunidades Tradicionais da Defensoria Pública da União (DPU) e coordenador do projeto "A DPU vai aonde o povo pobre está."

Outro momento importante da conferência foi a oportunidade de conhecer o Jardim Sensorial Iorubá e Etnosaberes Indígenas do IFRJ Campus Pinheiral, uma iniciativa que une pesquisa científica e saberes tradicionais e é resultado de projetos orientados pelas professoras Vanessa Jacob e Patrícia Manuela de Souza, que também é coordenadora do NEABI - Pinheiral. A visita foi guiada pelas professoras e pelo bolsista Fabrício Malheiro.

Também marcou presença no evento, Hedio Silva Junior, doutor e mestre em Direito pela PUC-SP, advogado das Religiões Afro-brasileiras no STF, ex-secretário de Justiça do Governo do Estado de São Paulo e coordenador executivo da IDAFRO.

A 1ª Conferência dos Povos de Terreiro do Sul Fluminense teve como propósito fomentar, refletir, debater e contribuir para a reparação histórica de desigualdades criadas pelo processo de um racismo estrutural, através da inclusão da comunidade de povos terreiro nas políticas públicas municipais.

Colaboração: assessoria de comunicação de Pinheiral

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS