1ª Semana da Saúde do campus Niterói

Discutir a saúde e a promoção da saúde no Brasil foi o objetivo da 1ª Semana da Saúde do IFRJ campus Niterói. A ação, que contou com palestras e a realização de uma trilha para o Morro das Andorinhas, permitiu dialogar e inserir a temática na rotina dos alunos. As atividades aconteceram entre os dias 3 e 6 de abril, no campus provisório, no Caminho Niemeyer.

Entre debates e palestras, foram abordados temas como o uso de novas tecnologias e a promoção da saúde; reflexões acerca da saúde pública e sua relação com os diferentes projetos de sociedade; atividade física e alimentação; realização de exercícios físicos e suas implicações nas vidas dos sujeitos. A semana foi encerrada com uma atividade externa de visita ao Museu de Arqueologia de Itaipu e subida da trilha para o Morro das Andorinhas.

Para Tauan Nunes, professor de Educação Física do campus, essa temática vem sendo abordada de maneira secundária pela educação formal ao longo dos anos. “É fundamental ter um espaço no qual se possa pensar na saúde e na promoção da saúde para tentar quebrar a lógica operante na sociedade em que vivemos”, disse. O professor percebeu maior interesse dos alunos por temáticas que dialogavam com os conteúdos que eles aprendiam nos cursos, como na palestra que tratou de novas tecnologias e promoção da saúde. “Após o encerramento do evento, também pude perceber que existe uma grande demanda pela realização de atividades que vão além dos muros do campus”, acrescentou o professor.

Danielle Salles, 31 anos, aluna do curso técnico em Administração, ficou muito animada com as atividades. A estudante ressaltou que foi a primeira vez que fez uma trilha. “Foi uma experiência única! Quando chegamos nos pontos mais altos, ver a paisagem foi muito bonito, deu a sensação de liberdade. Para mim foi uma manhã maravilhosa”. As informações das palestras começam, aos poucos, a fazer parte da rotina da aluna. “Comecei a me preocupar com minha alimentação, refletindo sobre como cada alimento é fabricado, evitando comer besteiras, para me alimentar melhor. É preciso comer coisas mais saudáveis e fazer atividades físicas”, afirmou.

Raquel Ellen, 18 anos, aluna do curso técnico em administração, também destacou as atividades do último dia da Semana da Saúde. “Esses projetos são fundamentais para instruir as pessoas. É importante fazer com que esse tema se torne uma coisa prazerosa, mostrando que existem diversas formas de cuidar da saúde”, disse.