“2ª Edição do IFRJ de Portas Abertas” no campus Arraial do Cabo

Com o objetivo de aproximar a comunidade externa da realidade do campus, a “2ª Edição do IFRJ de Portas Abertas” aconteceu no dia 24/10, de 09h às 18h, no campus Arraial do Cabo. O evento contou com a presença de mais dez escolas – dos municípios de São Pedro da Aldeia, Araruama, Iguaba Grande, Cabo Frio e Arraial do Cabo – que trouxeram quase 400 alunos entre o oitavo e novo ano do ensino fundamental.

A “2ª Edição do IFRJ de Portas Abertas” contou com diversas atividades, entre elas: as oficinas de Geografia, Química, Física e Biologia; jogos educacionais no computador; cabeamento de redes; experimentos científicos diversos; quiz com as servidoras da Biblioteca; apresentação do projeto Costão Rochoso em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), o Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) e a Universidade Federal Fluminense (UFF); entre outras.

O diretor-geral do campus, David Barreto de Aguiar, explicou que o “IFRJ de Portas Abertas” tem um significado especial para todo o campus. “É a oportunidade que temos de recepcionar o nosso principal público: os estudantes que estão finalizando o ensino fundamental. No evento são oferecidas oportunidades de interação e conhecimento da instituição, internamente. São apresentadas para o público a estrutura do campus, com salas de aulas equipadas, laboratórios das diversas áreas do conhecimento, as pesquisas, extensões e outros projetos. Além do material humano, que são os nossos servidores, extremamente qualificados; bem como os estudantes atuais, que já demonstram um diferencial por estudar numa instituição que oferece muitas oportunidades de crescimento além da sala de aula”, destacou. David também agradeceu ao empenho dos servidores que lançaram o projeto. “Para nós, da Direção-Geral, foi um prazer proporcionar todos meios e recursos para realização de mais esse evento”, afirmou.

Cerca de 70 pessoas estavam envolvidas na concretização do evento, entre elas servidores técnico-administrativos, docentes e alunos. O evento contou com o apoio da Coordenação de Extensão do campus Arraial do Cabo e do Grêmio Estudantil Nilda Cunha, além de ter sido fomentado através do edital 10/2018 da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

“A 2ª edição superou as expectativas, pois tivemos quase o dobro de visitantes comparado ao ano passado, além de um notório aumento na participação dos técnicos, docentes e discentes do campus Arraial do Cabo na organização, exposição de metodologias e atividades durante o evento. Fomos felizes em sermos fomentados pelo edital 10/2018 da PROEX, o que foi fundamental para aquisição dos materiais utilizados no evento. Agradeço o apoio da Coex do campus, que foi muito importante principalmente na divulgação e apoio durante o evento, ao Grêmio Estudantil pelo mesmo motivo e à Direção do campus que não deixou de atender às solicitações que fizemos e que estavam dentro do alcance desta. Foi mais um dia para entrar para a história do nosso querido campus! ”, comemorou o professor Fernando de Oliveira, organizador do evento, que contou ainda que “3ª Edição do IFRJ de Portas Abertas” já tem data prevista para 23/10/2019.