2ª edição do Seminário Idiomas no Mundo do Trabalho

A reflexão sobre idiomas no mercado de trabalho, a formação de professores, elaboração e uso de materiais didáticos orientou a programação do 2º Seminário Idiomas no Mundo do Trabalho (SIMT), realizado no auditório do campus Niterói. O evento contou com palestras, mesas de debate e apresentações orais de experiências e abordagens contemporâneas no âmbito profissional sobre o papel de diferentes línguas. Realizado nos dias 4 e 5 de setembro, o seminário teve público diverso – de alunos do campus Niterói e do Liceu Nilo Peçanha, a professores e estudantes de línguas.

Vanessa Mota, professora de Português e Inglês da unidade e membro da comissão organizadora do evento, destacou a importância de montar uma programação voltada aos estudantes. “Pensar os idiomas no mundo do trabalho é inevitável a partir do momento em que você está sempre buscando aprender novas práticas linguísticas para crescer como pessoa, como profissional e como cidadão crítico”, disse. A professora ressaltou a importância da troca com outros profissionais através de pesquisas de diferentes instituições e ficou satisfeita com o resultado. “Percebi que todo conteúdo apresentado, de certa forma, estava fazendo sentido e sendo relevante para a formação dos alunos. Vale a pena todo o esforço para organizar o evento”, concluiu.

Nessa edição, o seminário contou com a apresentação de comunicações, que proporcionaram o diálogo com trabalhos desenvolvidos por professores e pesquisadores de outras instituições. As áreas temáticas abordavam a formação de professores de línguas para fins específicos; o uso de novas tecnologias no ensino e aprendizagem de línguas; a elaboração e adaptação de materiais didáticos para o ensino de línguas e as práticas inclusivas no ensino de línguas. Ao todo foram 19 sessões de comunicações orais, desenvolvidas por 27 pesquisadores.