2ª Semana de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa

A 2ª Semana de Ciência, Tecnologia e Economia Criativa (SCTEC) do Campus Belford Roxo teve início no dia 21 de outubro. As atividades ocorrerão até o dia 25 de outubro e a programação conta com exposições, palestras, workshops e oficinas. O Campus Belford Roxo, em parceria com o Campus Paracambi, elaborou o edital que conseguiu recursos para que o projeto fosse realizado.

Para dar início ao evento, compuseram a mesa de abertura a pró-reitora de Extensão do IFRJ, Cristiane de Oliveira; o diretor de Implantação, Márcio Franklin; a diretora de Ensino, Rosi Resende; o coordenador de Extensão, Flávio Sabrá; e o professor Raphael Argento, representante da comissão organizadora da 2ª SCTEC.

A pró-reitora de Extensão se referiu às Semanas Acadêmicas de maneira afetiva. “Participar das Semanas Acadêmicas dos campi me faz lembrar dos meus tempos de escola e de como essa semana de atividades e palestras é importante para a formação”, contou Cristiane.

Já o diretor de Implantação do campus falou da importância do evento, de cunho nacional, para o Campus Belford Roxo. “É com grande prazer que realizamos a 2°SCTEC. Neste ano temos temas ligados à economia criativa, que se encaixa perfeitamente nas vertentes do campus, que tem foco nos segmentos de design, moda e gestão. Como gestão, somente posso agradecer o empenho de todos que participaram direta ou indiretamente das atividades e ações”, disse Márcio Franklin.

Raphael Argento agradeceu a todos os colaboradores do evento, que auxiliaram na elaboração da programação e nas escolhas dos palestrantes, e falou sobre a realização da SCTEC pelo segundo ano consecutivo. “Estou muito feliz em realizar mais essa edição. A programação está com muitas atividades importantes e todos os dias receberemos alunos de escolas locais”, comentou Argento.

Como parte da programação do primeiro dia da SCTEC, foi realizada a palestra “Artes, etnomatemática e cultura digital”, com a artista plástica e tecnologista, Vanessa Rosa. Na parte da tarde, o campus recebeu a visita dos alunos da Escola Municipal do São Bento, situada no município de Belford Roxo, para participarem da palestra de “Etnosaberes”, ministrada por Katiúsia Ribeiro, Dilmar Puri e Inaê Diana. Simultaneamente, ocorreram as apresentações dos grupos de pesquisa atuantes no campus.

Colaboração: Luana Oliveira