O 8º Encontro NEABI do IFRJ Campus Paracambi

O IFRJ vai realizar o 8º Encontro NEABI-Paracambi: Por uma política de vida no dia 26 de novembro, das 9h30min às 20h.

Haverá emissão de certificado pela CoEX CPar, apenas aos inscritos no evento (carga horária de 10h). As palestras serão transmitidas pelo canal da CoEX CPar no Youtube. Oficina via Google Meet, apenas aos inscritos.

A programação completa do evento, bem como inscrições, podem ser acessadas no site: https://www.even3.com.br/8neabi2020/

De acordo com os organizadores, o evento segue a linha dos eventos anteriores e atende às atribuições do NEABI. O objetivo é o de fornecer ferramentas educacionais de reflexão e intervenção sobre as políticas e práticas racistas que constituem a realidade brasileira.

Com base nas leis 10.639/2003 e 11.645/2008, pretende-se, portanto, contribuir com a educação e reelaboração das relações étnico-raciais que se estabelecem na comunidade local (campus e entorno), na instituição (IFRJ) e no país.

O evento é construído a partir do acúmulo de movimentos e organizações sociais de defesa de direitos humanos e de lutas antirracistas, que, de acordo com os organizadores, vêm denunciando um genocídio – ainda em curso – que visa exterminar grande parcela da população brasileira, notadamente seus segmentos negro e indígena.

Tendo como público alvo a comunidade escolar do Campus Paracambi, a comunidade do entorno (profissionais da educação e estudantes da rede pública e privada) e a população em geral, o evento pretende envolver os participantes em palestras, debates e oficinas que contestem o racismo institucional e estrutural bem como o racismo nas relações interpessoais e íntimas.

O objetivo geral é contribuir para a formação de cidadãos mais reflexivos quanto às questões étnico-raciais no Brasil, levantadas desde a criação das leis 10639/2003 e 11645/2008, a partir do entrecruzamento de conhecimentos que conduzam a uma experiência educativa não só comprometida com a dimensão profissionalizante do Instituto Federal, mas que garanta espaço para uma reflexão crítica sobre as contradições sócio-históricas e para uma atuação política mais engajada.

Objetivos específicos para o 8º Encontro NEABI do IFRJ-CPar:
- Apresentar os conceitos de necropolítica (política de morte) e de genocídio como pertinentes para caracterizar a história e a atualidade brasileira.
- Refletir especificamente sobre o genocídio contra negros e indígenas no Brasil, entendendo suas raízes coloniais e seus desdobramentos (manutenção e atualização) em desigualdades sociorraciais visíveis na diferença de acesso a recursos da sociedade.
- Reconhecer os vínculos entre racismo e genocídio contra populações não-brancas no Brasil e no mundo, indicando também em que medida os brancos são, de outro lado, os beneficiários do genocídio.
- Identificar quais formas ou estruturas de poder (instituições, leis, políticas públicas, medidas governamentais e/ou privadas etc.) estão hoje a chancelar e perpetuar o genocídio negro e indígena no Brasil.
- Fomentar diálogos e discussões públicas que contribuam para a mobilização de lutas e estratégias sociais antigenocídio, isto é, de promoção e garantia de direitos (dentre eles, o próprio direito à vida) das populações negras e indígenas no Brasil, isto é, contribuir para a elaboração coletiva de uma política que defenda o direito à vida dessas populações.