Logo IFRJ

Acessibilidade é a palavra-chave

O Campus Niteroi realizou mais um encontro do projeto Acessibilizando, de forma remota, no dia 19 de agosto.

 O Acessibilizando é um encontro mensal que o Núcleo de Apoio à Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE CNIT promove para que alunos, servidores e comunidade externa possam participar efetivamente do núcleo, pois os organizadores acreditam que é no debate coletivo que se torna possível ultrapassar as barreiras do desconhecimento sobre a pessoa com necessidade específica. E o público do evento são alunos, servidores e a comunidade externa do Instituto.

O NAPNE já desenvolvia esse encontro de maneira interna do setor, mas com a participação ativa de alunos no núcleo, os responsáveis resolveram abrir para uma reunião externa e, acreditam que isso irá gerar bons frutos para as atividades em desenvolvimento.

Participaram os membros do NAPNE: Carlos Hilton Cruz Carvalho - tradutor e intérprete de LIBRAS e coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas –  NAPNE IFRJ Campus Niterói; Kátia Arruda - pedagoga e orientadora educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Niterói (IFRJ) e Thiago Correa Lacerda - professor e representante do Laboratório de Física - IFRJ / Campus Niterói.

Para Carlos Hilton os encontros do Napne causam impacto muito positivo para as decisões do núcleo no que tange a acessibilidade do aluno com necessidades específicas, sendo de suma importância para as experiências de crescimento do campus. 

Já Kátia Arruda disse que  "A reunião aberta à comunidade interna e externa, é mais uma possibilidade das pessoas perceberem o movimento de inclusão que deve acontecer em cada indivíduo, e principalmente, nesse momento de paraolimpíadas onde os olhos do mundo estão voltados para a percepção, de que as potencialidades das pessoas com deficiência, são mais importantes do que as limitações”.

Colaboração: Kaylane Vasconcelos

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS