Ações coletivas em prol do meio ambiente

O campus Niterói organizou a segunda edição do evento em homenagem ao dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado oficialmente no dia 5 de junho. O objetivo é promover a conscientização, fazer um alerta à comunidade externa sobre a importância da preservação dos recursos naturais, principalmente por meio de ações coletivas. O evento foi organizado, divulgado e realizado por alunos e professores do campus e ocorreu no Caminho Niemeyer e no Sapê, nos dias 4 e 6 de junho.

Estavam presentes na comemoração profissionais do IFRJ e de outras instituições. Com mesas de conversa sobre tecnologias e sustentabilidade e sobre legislação ambiental, foram realizadas no evento as oficinas “Mão na Terra: trabalhando nos canteiros internos do campus”, “Produção de coletores de resíduo orgânico e reciclável” e “Captação de água da chuva”, além de uma expansão nas atividades culturais com apresentação de sarau e de grupos musicais.

A professora e coordenadora do evento, Lígia Scarpa Bensadon, já experiente na temática ambiental falou sobre como o tema ainda é visto como algo secundário na sociedade. “É fundamental que ações como essa sejam promovidas para que a preservação vire rotina, considerando que os problemas relacionados ao meio ambiente afetam a saúde e a qualidade de vida de toda a população”. Lígia também destacou a importância desta atividade. “Foi muito bonito ver e compartilhar esse trabalho com as turmas, ao final pedimos que realizassem um relatório dessa experiência. A trajetória educacional dos estudantes foi fortemente marcada, com uma construção coletiva da aprendizagem, que se mostra muito significativa e que permite articular ensino, pesquisa e extensão”, concluiu.

Gabriel Dutra e Tamara Ferreira, alunos do curso Técnico Concomitante/Subsequente em Administração, fizeram parte da comissão das atividades e afirmaram que foi um dia para a sensibilização da sociedade, promovendo a reflexão da data e do uso de tecnologias em favor da conservação do meio ambiente. “Foi uma experiência muito gratificante, pois aprendi algumas questões que não tinha o hábito de fazer, como descarte de lixo eletrônico em lugar específico. Além de ser um dia agradável de cuidado e reflorestamento”, afirmou Tamara.

A realização do evento como reconhecimento da data é uma iniciativa do Grupo de Trabalho em Meio Ambiente do campus Niterói, com apoio da Coordenação de Extensão (COEX), Direção Administrativa (DA), Direção de Ensino (DE) e Direção Geral (DG). A expectativa é que siga como atividade permanente a cada ano.

Colaboração: Suzana Carqueija