Logo IFRJ

Ações do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDS)

O IFRJ campus Niterói reforça a relevância do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDS) e convida toda comunidade a conhecer e participar das ações promovidas pelo núcleo, que, em consonância com a Constituição Federal, garante em âmbito institucional a promoção do bem de todos sem quaisquer formas de discriminação"

O NUGEDS é um núcleo de estudos com finalidade de promover ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas à temática da educação para a equidade de gênero e o respeito à diversidade sexual, em todos os níveis de ensino, observando o preceito constitucional da igualdade entre homens e mulheres.

Segundo a pesquisa de 2019 do DataFolha, Educação Sexual ainda é um tabu. Em uma pesquisa realizada com 2.077 pessoas em 130 municípios, 44% dos entrevistados se posicionaram contra o ensino de conteúdos relacionados à temática em sala de aula, ou seja, quase a metade ainda permanecem contra a inclusão do assunto nas escolas.  

Para entender a importância do tema, de acordo com o Núcleo, destacam-se algumas ações realizadas pelo NUGEDS, como a oficina “O Papel dos Professores e das Professoras na Educação Sexual dos Adolescentes”, que teve como principal objetivo auxiliar na formação de docentes e licenciandos sobre temas que são ligados à educação sexual de adolescentes. A oficina contribuiu para o esclarecimento de que educação sexual não é um tema para abordagem específica sobre  Infecções Sexualmente Transmissíveis, mas que também envolve entender o corpo de maneira ampla, como menstruação, higiene íntima e afins.

Já o evento de extensão “Falando sobre IST’s com adolescentes”, organizado pela Elaine Cristina, do Programa Jovens Talentos para a Ciência, vinculado ao projeto da FAPERJ, teve como finalidade apresentar algumas das Infecções Sexualmente Transmissíveis, conscientizando assim, adolescentes e responsáveis sobre a importância do conhecimento de saúde sexual para a prevenção das ISTs

Colaboração: Marília Milagres

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS