Ações sistêmicas realizadas pela Diretoria de Diversidade e Ações Afirmativas em 2023

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) percorreu alguns campi do Instituto com os advogados do Instituto de Defesa da População Negra (IDPN) oferecendo uma roda de conversa sobre letramento racial e estratégias de justiça racial. O objetivo foi levar aos servidores, estudantes, terceirizados e à comunidade externa, a oportunidade de reflexão e capacitação sobre racismo estrutural, tendo a maior média de público no Campus Duque de Caxias e no Campus Nilópolis.

A primeira roda de conversa aconteceu para os novos servidores da reitoria e contou com a presença do reitor Rafael Almada, da pró-reitora Ana Luisa Silva, da diretora Jacqueline Vicente, à frente da Diretoria de Diversidade e Ações Afirmativas e do diretor-fundador do IDPN, o advogado Joel Costa.

Os advogados da palestra ‘’justiça racial na escola’’ abordaram casos de racismo nas mídias sociais, dissertaram sobre a legislação vigente e apresentaram procedimentos e boas práticas para eventuais ocorrências, concluindo a atividade com debates.

Após a conferência dos advogados do IDPN sobre justiça racial, destacou-se a participação da plateia, principalmente dos estudantes, contribuindo para o debate com relatos, dúvidas e questões relativas às relações raciais e a escola.  "Alunos com 14 anos não são mais crianças para não entender e não discutir o racismo" afirmou Milena Dutra, estudante do Curso de Farmácia do campus Rio de Janeiro.

Jacqueline Vicente disse que "As ações sistêmicas de combate ao racismo estrutural no IFRJ possibilitaram o debate antirracista com clareza teórica para a comunidade acadêmica ao longo do ano. Os advogados trouxeram reflexões sobre casos reais para provocar a audiência sobre o fato de que não se trata de uma luta de docentes, TAEs e alunos negros do IFRJ. É uma luta de todos que querem uma sociedade livre do racismo e de quaisquer tipo de discriminação."

A Diretoria de Diversidade e Ações Afirmativas e a Coordenação Geral de Diversidade parabenizam a todos os coordenadores e membros dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFRJ pelos excelentes e importantíssimos trabalhos realizados durante o ano letivo e no mês da Consciência Negra.