Logo IFRJ

Acolhimento de estudantes do Campus Nilópolis

Ao iniciar o semestre letivo o campus realiza um acolhimento para dar as boas-vindas aos estudantes ingressantes. Esse processo permite proporcionar um ambiente acolhedor, permitindo que os alunos possam se sentir bem e comecem a se familiarizar com a estrutura do campus. No encontro realizado em 28 de fevereiro, também foram apresentados alguns dos principais setores que podem auxiliar os discentes ao longo de sua formação acadêmica. Ingressantes dos cursos de graduação puderam ter a oportunidade de conhecer a estrutura do campus, e tiveram dúvidas esclarecidas em relação ao seu curso. Participaram do acolhimento dos cursos de graduação as diretorias do Campus Nilópolis, coordenações dos cursos, secretaria, CoTPGPG, CoPI e Biblioteca.

“Eu nunca tinha visitado o campus Nilópolis antes, então foi realmente o meu primeiro contato no momento que eu fiz a matrícula. E eu amei o campus, é muito lindo, é muito acolhedor e as pessoas também foram muito gentis comigo, foram pacientes. No momento da inscrição, estava cheio porque acontecia o trote, então tinha muita gente, mas mesmo assim o pessoal da secretaria foi com toda calma para me atender. E eu achei muito bom o atendimento e todo mundo, não só o pessoal da secretaria, como a da biblioteca, os diretores, os coordenadores, até os professores e colegas de turma. E também, essa primeira semana tem sido muito boa, as aulas, eu estou gostando muito e me identifiquei também, mesmo na primeira semana consigo enxergar isso. O acolhimento também foi muito bom”, disse a estudante de Bacharelado em Química, Lavínia Teixeira.

A professora da Coordenação Técnico-pedagógica da Graduação e Pós-graduação (COTPGPG) Elizabeth Augustinho, declara que é muito importante o acolhimento aos ingressantes da graduação, pois nesse momento os alunos tomam consciência da vaga que conquistaram, da importância de ingressar no ensino superior e do diferencial que é a instituição, na recepção, atendimento e acompanhamento ao aluno da graduação.

“Escolhemos definir o dia de acolhimento da graduação na segunda semana de aulas das turmas de ingressantes, pois estávamos aguardando o término das matrículas dos alunos da lista de espera. E foi muito interessante, pois ao longo dos primeiros dias de aula, eles tiveram já o apoio das coordenações de curso, veteranos dos Centros Acadêmicos e seus professores, e pudemos dialogar um pouco sobre como foram esses primeiros dias. Alguns ingressantes destacaram muito o acolhimento que tiveram e deu para perceber que algumas turmas já estão integradas entre si. A formação de redes de apoio entre os estudantes é algo que valorizamos bastante. Saí do acolhimento contente, com a impressão de que esses ingressantes iniciaram muito bem este período. Mais para frente, ao longo do período, pretendemos marcar alguns outros momentos para conhecerem mais do ambiente acadêmico do campus, como um diálogo com os núcleos NEABI, NAPNE e NUGEDS”, afirmou a diretora de Ensino de Graduação e Pós-graduação, Luciene Silva. 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS