Logo IFRJ

Acompanhe o PAI no Observatório

O mapeamento das demandas dos campi dentro do Programa de Aceleração de Investimentos assume uma importância crucial no contexto da gestão do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Quem diz isso é o pró-reitor de Planejamento e Administração do Instituto, Igor Valpassos. A declaração surge no momento em que o PAI entra em uma nova fase.

De acordo com o pró-reitor, o Programa se encontra em uma fase sensível e crucial. “Após o mapeamento das demandas, estamos planejando a alocação de recursos para os próximos dois anos, visando atender o maior número possível de demandas com os recursos disponíveis”. Igor destaca que esta é a primeira vez que uma gestão realiza um mapeamento tão abrangente da infraestrutura, cria um programa institucional para o seu desenvolvimento e elabora um edital para fortalecimento de equipes estratégicas para superar os gargalos de infraestrutura do IFRJ.

A Instituição está preparando um edital para selecionar bolsistas que contribuirão para o PAI. E Igor destaca o excelente trabalho realizado pelas equipes da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração e pela Diretoria de Articulação Institucional no intuito de sistematizar e organizar os dados em um formato de Business Intelligence (BI), que serão disponibilizados no observatório do IFRJ. “Essa ferramenta permitirá que qualquer servidor acompanhe as demandas de seu campus, garantindo transparência e facilitando o acompanhamento das ações realizadas”.

Júlio Page, diretor da DAINT, diz que esse mapeamento das demandas de infraestrutura é a primeira grande entrega do Programa PAI. “Conduzimos diálogos sobre infraestrutura em todos os campi, e ficou notório o quanto a nossa comunidade precisava de uma ferramenta de transparência das necessidades de infraestrutura e verificar o andamento das mesmas”. Page ressalta que  identificar, mapear e acompanhar as demandas é o caminho para as melhorias de infraestrutura que o IFRJ tanto precisa. “Agradeço aos DGs dos campi e suas equipes pela parceria na construção desta etapa do PAI e parabenizo a PROAD por todo o protagonismo na condução deste PROGRAMA”.

Igor Valpassos chama a atenção para o empenho em promover uma gestão eficiente e transparente, comprometida com o desenvolvimento e aprimoramento contínuo do IFRJ. “Acreditamos que, ao priorizar o mapeamento das demandas dos campi e envolver toda a comunidade acadêmica nesse processo, estaremos fortalecendo ainda mais nossa instituição e garantindo o seu crescimento sustentável no futuro”. Para acompanhar seus processos basta o servidor acessar o observatório e procurar o ícone do PAI, onde encontrará todo mapeamento realizado e poderá filtrar as demandas de sua unidade.

Para finalizar, o gestor destaca que sob a liderança do reitor Rafael Almada, cuja abordagem se destaca pela ênfase no planejamento e na antecipação dos cenários macroeconômicos que podem impactar diretamente a instituição, a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração reconhece o PAI como uma ferramenta fundamental para o aprimoramento dos investimentos no IFRJ. “  Entendemos que o programa não apenas antecipa um cenário onde podem surgir mais recursos para investimento, como também possibilita o mapeamento, quantificação e qualificação das demandas de infraestrutura do IFRJ”. Esta análise, segundo Igor Valpassos, permite compreender as necessidades específicas de cada campus, priorizando as demandas mais urgentes em relação ao total de demandas existentes, e dessa forma será possível  compreender as dificuldades de cada unidade e oferecer suporte técnico de forma mais eficaz.

Acompanhe o PAI no Observatório

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS