Aluno do campus Duque de Caxias recebe homenagem por conquistas no Xadrez

O estudante Felipe Guimarães, do curso Técnico em Plásticos do Campus Duque de Caxias, recebeu uma homenagem durante o Colégio de Dirigentes (ColDir) do IFRJ na manhã da última segunda-feira, dia 13/03. A entrega da moção honrosa foi devido a conquista de Felipe do pré-requisito para se tornar candidato a Mestre Nacional (CMN).

Também foram homenageados o professor Leandro Pereira, coordenador do projeto de Extensão IFRJ-Chess, e o presidente da Associação Fluminense de Xadrez (Aflux), Alexandre Campos, pelo apoio e incentivo dados a Felipe.

Rafael Almada, reitor do IFRJ, pontuou que o Xadrez mexe com muitas áreas do conhecimento e enfatizou a oportunidade que o IFRJ dá para que os alunos possam, cada vez, mais galgar, a partir do estudo na instituição, novas oportunidades. “Aqui os alunos não vão só se formar em um curso. Mas terão outras oportunidades no dia a dia, na área do esporte, da cultura, das ciências humanas e da pesquisa. É isso que a gente trabalha a cada dia aqui. Então fazer essa homenagem no Colégio de Dirigentes, em frente às lideranças do IFRJ, é uma honra e uma demonstração da importância que a gente dá a essa sua homenagem”, assegurou o reitor.

Felipe afirmou que não conseguia expressar em palavras o quanto seu dia a dia no IFRJ o ajudou tanto no Xadrez quanto no seu desenvolvimento enquanto pessoa: “O tanto de experiência pessoal que o Xadrez acrescenta é imensurável. Porque enquanto você está lá jogando, com atenção no jogo, esse processo de pensamento condiciona a ideia de várias áreas do conhecimento, porque o Xadrez é um jogo de muita lógica e raciocínio. E esse processo de pensamento e reflexão sobre a posição me ajudou muito no meu desenvolvimento. Eu sou muito grato ao IFRJ por ter me dado essa oportunidade”, disse.

“O projeto IFRJ-Chess completa 10 anos em 2023 e o Felipe é o primeiro candidato a Mestre que nós temos, será o primeiro aluno que conseguiremos elevar ao patamar de Mestre Nacional. Esperamos que surjam outros e que o projeto dure para sempre”, falou o professor Leandro, agradecendo ainda todo o apoio dado pela Aflux ao projeto.

Alexandre Campos, presidente da Aflux, destacou a importância da conquista de Felipe. “Em todo o Brasil, com milhões de habitantes, só existem cerca de 15 Grandes Mestres de Xadrez. Provavelmente, se o Felipe continuar com esse excelente desempenho, ele chegará a esse patamar. Estamos investindo nele exatamente por isso. No Brasil há uma dificuldade muito grande em desenvolver o Xadrez. Se fosse num país da Europa, talvez ele chegasse lá mais rápido ainda”, estimou.

Maria Celiana Pinheiro, diretora-geral do Campus Duque de Caxias, disse enxergar a conquista de Felipe como uma conquista coletiva. “É importante destacar que o Felipe foi acompanhado desde o começo pelo Napne do campus. Há uma preocupação para além do campus, pois agora ele está se dirigindo para o Ensino Superior. Ele está fazendo um curso preparatório para a UFRJ e estamos articulando uma visita dele à universidade. Inclusive há um projeto lá dentro de ensino de Xadrez e estamos mediando o contato dele com o projeto para que conheça”, contou a diretora, que parabenizou ainda o aluno, o professor e a família de Felipe pela conquista.

A pró-reitora de Extensão, Ana Luísa Soares, destacou que o IFRJ, por meio da Pró-reitoria de Extensão, deu todo apoio possível para que Felipe conseguisse participar dos campeonatos e se desenvolvesse a cada dia no Xadrez. “Quero agradecer a todos que possibilitaram isso juntamente conosco, o gabinete, a Proad, a equipe da Proex. Sem vocês não seria possível”, concluiu.