Logo IFRJ

Aluno do campus São Gonçalo é premiado no I CONPISUD

Participantes do congresso posam para a foto

Outros alunos do IFRJ também apresentaram trabalhos no congresso

O aluno Carlos Eduardo Beda, do 7º período do curso Técnico em Química do campus São Gonçalo, foi premiado no I Congresso de Pesquisa e Inovação do Sudeste - CONPISUD, realizado no dia 10 de maio deste ano. A pesquisa do discente tem como título "Diversidade Sexual: Estudo Comparativo com Jovens das Redes Federal e Estadual" e foi orientada pelo professor Ricardo César Costa.

Para Carlos Eduardo, participar do I CONPISUD foi uma experiência muito gratificante. “Eu e diversos alunos dos Institutos Federais da região Sudeste, em conjunto com professores e profissionais, pudemos debater acerca do importante papel da realização de pesquisas científicas das mais diversas áreas do conhecimento, incluindo as ciências humanas, área em que atuo como pesquisador”, contou. O discente disse ainda que outro ponto abordado no congresso foi a dificuldade e os desafios de se fazer pesquisas no Brasil, especialmente no atual cenário para as instituições federais, que carecem de investimentos por parte do governo.

A pesquisa premiada tem como foco a discussão de questões referentes à diversidade sexual, bem como a avaliação da maneira com que alunos de escolas públicas, estaduais e federais, se relacionam com a mesma em seu dia a dia. “Além de abordar tais pontos, a pesquisa visa quebrar tabus e desmistificar as ideias tidas por grande parte das pessoas sobre as questões que envolvem gênero e diversidade, sobretudo na atual conjuntura social, em que assuntos tidos como polêmicos tem sido debatidos sem o menor conhecimento sobre o tema e pautados em discursos de ódio, baseados no senso comum”, explicou Carlos Eduardo.

O estudante ressaltou também que a premiação como primeiro lugar no CONPISUD demonstrou, para ele e toda a equipe do projeto, que estão trilhando o caminho certo para a realização de sua pesquisa: “nós ficamos muito felizes e satisfeitos com os resultados obtidos, além da aceitação e do reconhecimento dado ao nosso trabalho por toda a comunidade científica participante do CONPISUD”, afirmou.

Além de Carlos Eduardo, outros alunos do IFRJ participaram do congresso, apresentando trabalhos nas modalidades “Oral” e “Pôster”, em diferentes áreas de conhecimento. São eles:

Aluno

Campus

Área de conhecimento

Título

Modalidade

Bárbara Carolina de Oliveira Peixoto Andrade

Realengo

Ciências Exatas e da Terra

POTENCIAL DA ESPÉCIE Mandevilla moricandiana (Apocynaceae) NO COMBATE ÀS LARVAS DO MOSQUITO Aedes aegypti

ORAL

Carla de Almeida Lubanco

Rio de Janeiro

Ciências agrárias

OS SERVIÇOS AMBIENTAIS COMO FERRAMENTA DA MANUTENÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE NITERÓI - RIO DE JANEIRO

ORAL

Joyce Willeman Monroe Ribeiro

Realengo

Ciências da saúde

CONTADORES DE HISTÓRIAS: A ESCRITA COMO INSTRUMENTO DE RESIGNIFICAÇÃO DA HISTÓRIA DE VIDA DOS ADOLESCENTES INSTITUCIONALIZADOS

ORAL

Karen Kristien Silva dos Santos

Nilópolis

Ciências sociais aplicadas

PROGRAMA AGENTES LOCAIS DE INOVAÇÃO NAS MPEs

ORAL

Lucas Bernardes

São Gonçalo

Ciências biológicas

ELABORAÇÃO DE UMA PLANTA PILOTO PARA CRIAÇÃO DO 1º LABORATÓRIO DIÁTICO SENSORIAL PARA PRODUÇÃO DE MEL DE ABELHA SEM FERRÃO NO CAMPUS SÃO GONÇALO

PÔSTER

Matheus Trindade Coelho da Silva

Nilópolis

Ciências sociais aplicadas

BAIXADA FLUMINENSE: CULTURA, TERRITÓRIO E RESISTÊNCIA

PÔSTER

Silvio Justo Neto

Rio de Janeiro

Engenharias

POR QUE O TRATAMENTO DE LIXIVADOS DEMANDA TANTO TRABALHO

ORAL

Joyce Willeman Monroe Ribeiro

Realengo

Ciências da saúde

CONTADORES DE HISTÓRIAS: A ESCRITA COMO INSTRUMENTO DE RESIGNIFICAÇÃO DA HISTÓRIA DE VIDA DOS ADOLESCENTES INSTITUCIONALIZADOS

ORAL

 

"A participação e o apoio da Proppi neste congresso de Pesquisa e Inovação que reuniu pesquisadores de toda região sudeste do país foi muito significativa. Mais especial ainda foi o destaque de nossos discentes, que abrilhantaram nossa participação, e de nossa diretora da Agência de Inovação, Patrícia Ferreira", comentou o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Rodney Albuquerque.

O Conpisud é um evento promovido pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Sudeste do Brasil, representada por um conjunto de 11 instituições, com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS