Alunos aplicam conceitos da disciplina de economia solidária em festa a fantasia

A turma 221, do segundo período curso Técnico em Administração, elaborou o projeto integrador do semestre em forma de uma festa a fantasia. A atividade foi uma prática da disciplina de economia solidária, lecionada por Ligia Bensadon, para exercitar os conceitos e teorias aprendidos em sala de aula.

Para a produção da festa, os alunos realizaram a autogestão: organizaram reuniões semanais e todas as decisões foram debatidas e acordadas em conjunto, e caso houvesse alguma divergência, era feita uma votação. Além disso, a turma se dividiu em comissões responsáveis por diferentes áreas de atuação na festa.

A professora Ligia explicou que o foco do projeto era aplicar o comércio justo e solidário e o consumo responsável através da venda de comidas e bebidas por preços acessíveis. “A turma conseguiu gerar não só uma renda coletiva, guardada para contribuir com os gastos da formatura, mas também um trabalho coletivo de solidariedade e de comunicação entre todos”, disse.

A aluna Danielle Innecco, que fez parte da comissão de decoração da festa, contou que o grupo optou por utilizar objetos que já tinham em casa, reutilizando-os com criatividade. Também foram usados materiais reciclados como enfeites que atendessem ao tema de fantasias, relacionando Dia dos Mortos, Carnaval e Dia das Bruxas.

“Tivemos dificuldades, mas tudo foi contornado e serviu de aprendizado. A turma participou ativamente de todos os detalhes e aprendemos a respeitar mais as diferenças e a exercitar o espírito colaborativo. O objetivo foi alcançado e fizemos uma festa muito linda”, disse Danielle.

Com a festa, a turma aprendeu a levar a economia solidária como uma prática a ser seguida, e a cada vez mais se preocupar com o que compra e com o que descarta no lixo. Os alunos também aproveitaram a oportunidade para presentear os professores Bruno Gomes e Isabel Coelho com os títulos de rei e rainha da festa. A atividade foi elogiada e gerou um grande envolvimento por parte dos servidores e de estudantes de outras turmas.

Colaboração: Suzana Carqueija