Alunos aprendem Arte, cultura e música em espetáculo no Centro de Artes da UFF

Alunos do ensino médio Integrado do IFRJ campus Niterói assistiram à apresentação do grupo de Música Antiga da Universidade Federal Fluminense (UFF) no Centro de Artes da UFF. O evento foi realizado dia 28 de maio.

Os discentes foram convidados pela produtora do evento,  Márcia Souza, e puderam acompanhar concerto: Trovadores, canções e danças da França Medieval. O espetáculo abordou as composições de Machaut, um dos mais importantes compositores do século XIV, conhecido por suas peças religiosas. O objetivo do espetáculo é transmitir não apenas a música, mas também o contexto histórico e cultural da época Medieval.

O grupo de Música Antiga surgiu como um movimento de valorização do tema, e existe desde 1982. Durante esses anos, o conjunto recebe apoio da UFF e se consolida como um projeto de ensino, pesquisa e extensão, atuando na conexão da universidade com a sociedade, recebendo alunos de outras instituições, como ocorreu com o IFRJ, por exemplo.

A atividade foi realizada pela professora Suelen Gonçalves Vasconcelos, acompanhada de Juliana Castilho, monitora de Língua Portuguesa e aluna do IFRJ campus Niterói.

Suelen falou sobre o desejo de realizar esta visita. “Eu já conhecia o trabalho do Conjunto de Música Antiga da UFF há alguns anos. Frequento o Centro de Artes há bastante tempo e estava ansiosa pela oportunidade de levar os alunos. Entrei em contato com uma funcionária do local e fui direcionada à produtora Márcia, que foi atenciosa e prestativa, recebendo os alunos na porta do teatro. Eles se sentiram extremamente prestigiados”, contou.

Para a professora, é muito importante que jovens estudantes estejam sempre em contato com a arte e a cultura, “Levar um grupo de jovens para ver e ouvir algo estudado em sala de aula é uma forma de vivenciar o conteúdo, e maior parte dos alunos do nosso grupo nunca tinha ido a um evento cultural”, destacou.

Já Juliana Castilho relatou que a apresentação faz o espectador se sentir inserido no contexto histórico retratado, e torna mais fácil e fascinante aprender sobre. “Superou minhas expectativas, uma vez que os musicistas, além de tocar, recitam poemas da época, enriquecendo a experiência. Eu adorei”, afirmou.

Márcia Souza contou que a visita dos alunos foi uma experiência gratificante para todos que participaram. “Ao ver as reações de encanto dos alunos conhecendo o conjunto de música antiga da UFF, eu me vi neles, e me emocionei lembrando da época em que eu tinha a mesma idade, e nem sabia o que era uma universidade”, disse.

A produtora cultural também comentou que apesar da presença frequente da população em eventos artísticos e culturais, essa não é a realidade. Márcia lamentou a desvalorização e a falta de incentivo que a arte e cultura no Brasil sofrem. “As maiores dificuldades de produzir eventos no país são a falta de consciência e de conhecimento da sociedade sobre a importância de estimular o pensamento crítico através da arte e a não compreensão sobre o poder transformador da arte e da cultura”, comentou. Segundo Márcia, a arte e cultura são vistos como secundários e acabam recebendo menores recursos e estímulos e maiores contingenciamentos e críticas.

Colaboração: Suzana Carqueija