Alunos comemoram o bronze na OBMEP 2018

Ellian Carlos Oliveira e Sergio Luis dos Santos, alunos do curso de Automação Industrial do campus Volta Redonda, conquistaram medalha de bronze nas Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2018. A entrega da premiação ocorreu no dia 11 de junho no Teatro Mario Lago, no Colégio Pedro II campus São Cristóvão.

A primeira fase da olimpíada foi realizada no dia 19 de junho de 2018 e a segunda em 15 de setembro. Para preparar os alunos para a competição, os professores Leandro Silva Dias, Rafael da Silva Lima, Magno Luiz Ferreira e André Seixas de Noivas realizaram um treinamento para a primeira fase.

Segundo o professor Rafael da Silva Lima, a dedicação dos alunos foi decisiva. “Em especial, falando dos alunos que receberam medalha de bronze, notei o quanto eles se dedicaram e se engajaram para conquistar a medalha. São alunos muito dedicados, e como acompanhei eles na premiação, pude ver a alegria e satisfação que ficaram em receber as medalhas”, comentou.

Ellian Carlos contou que já havia participado de outras edições da OBMEP, mas que ganhou somente menção honrosa, sendo esta a sua primeira medalha. “Eu sempre ia para a segunda fase, mas nunca conquistava nada, no ano passado eu fiz algumas provas antigas e assisti vários vídeos do Portal do PIC no youtube para conseguir melhorar meu aproveitamento”. O aluno, que finalizou o curso de Automação Industrial no período passado e está ingressando no curso Técnico em Metrologia do campus, comentou a alegria ao ser premiado. “Fiquei muito feliz, contei para meus pais, minha namorada e para os meus amigos”, disse.

Já Sergio Luis, que está no 5° período de Automação Industrial, falou que se preparou para a prova resolvendo questões de provas anteriores e estudando as matérias que ele ainda tinha dúvidas através do Portal da Matemática. O site é gratuito e disponibilizado pela OBMEP, oferecendo material de matemática desde o 6° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio.

Sergio também já havia participado de outras edições da Olimpíada antes de estudar no IFRJ, conquistando medalha de ouro em 2014 e de bronze em 2015. Em 2017 o aluno recebeu menção honrosa, ficando entre os 600 melhores do Brasil no Nível 3. “Eu fiquei super feliz! Vi que ter estudado bastante realmente tinha valido a pena, e me deixou mais inspirado para estudar ainda mais este ano de 2019 e tentar ganhar meu segundo ouro”, revelou.

Outros alunos do curso receberam menção honrosa, são eles:

- Gabriel Cortes Meneses;

- Huyla Pereira de Almeida Lima;

- Mariana do Espirito Santo de Oliveira;

- Matheus Mageste Cunha;

- Matheus Souza de Paula Silva;

- Natália Cassiano Gonçalves;

- Pedro Ronsisvalle Maciel;

- Rafael Esteves de Freitas;

- Raquel Damasceno Martins dos Santos;

- Tharick Pontes Ferreira;

- Vitor do Amaral Gonçalves Rodrigues.

Colaboração: Daniela Romanelli