Logo IFRJ

Alunos do curso Técnico em Automação Industrial participam das Olimpíadas de Astronomia

3 alunos do campus Volta Redonda posando para foto

Os alunos do curso Técnico em Automação Industrial, Arthur Arruda, Sérgio Luís dos Santos e Vinícius Martins, participarão da seletiva nacional das Olimpíadas Internacionais de Astronomia. No dia 18 de maio, os estudantes participaram das provas teóricas e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Os melhores classificados na fase online serão convidados para as provas presenciais, que irão ocorrer no início de 2019.

Os alunos obtiveram nota maior que sete e foram convidados a participar da seletiva nacional das Olimpíadas Internacionais de Astronomia. Os professores Aline Tiara e Jean Pereira orientaram os estudantes no período de preparação para a prova e irão acompanhá-los durante as próximas etapas. Aline falou sobre como o envolvimento dos alunos pode auxiliar no crescimento pessoal e no profissional. “A participação contribui para o conhecimento de conceitos relacionados à Astronomia e a Tecnologia, uma vez que os alunos têm contato também com princípios de Física e Astronáutica [área responsável pelos projetos aeroespaciais”, apontou.

 Alunos do curso de Licenciatura em Física somaram esforços a fim de proporcionar aos participantes mais conhecimento e vivência prática na área. Vinícius contou que desde os oito anos já se interessava por Astronomia e pesquisava sobre o assunto. “Quando entrei no IFRJ já tinha a mentalidade de estudar Astronomia, porque os professores de Física poderiam me ajudar”, disse. Já o outro integrante do grupo, Arthur, fez a prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) há um tempo, o que despertou ainda mais interesse em participar. “Assim que eu cheguei no instituto descobri interessados no assunto e, dessa forma, criamos um projeto em conjunto”, completou.

O projeto de que os três alunos fizeram parte foi o trabalho de conclusão de curso de alunos da Física. Um dos projetos foi feito para participar da Mostra de Foguetes da OBA, o qual envolvia um jogo relacionado às leis da Física e da Astrofísica, além de conceitos de Astronáutica. O outro projeto tinha o objetivo de construir um telescópio automatizado de baixo custo. “Eu nunca tinha participado de nada a respeito de Astronomia. A partir do meu contato com o instituto e os outros colegas, me interessei e pude participar das Olimpíadas e até então tenho gostado bastante”, concluiu o estudante Sérgio.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS