Apresentação da nova gestão no campus Duque de Caxias

O campus Duque de Caxias recebeu ontem (25) à tarde a visita da equipe formada pelo reitor do IFRJ, professor Rafael Almada e pro-reitores da instituição. O motivo da visita foi uma apresentação das ações iniciais da Reitoria e colocar a gestão a serviço do desenvolvimento do instituto, além de promover um diálogo direto com os servidores.

A mesa solene foi composta pelo reitor, Rafael Almada; pela diretor-geral do campus Duque de Caxias, Maria Celiana; pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade, José Arimathéa, pela pró-reitora de Ensino Básico Técnico e Tecnológico,  Alessandra Ciambarella e representando a Pró-Reitoria de Extensão, o diretor de Extensão Comunitária e Tecnológica, Júlio Page.

A mestre de cerimônia da Solenidade foi a aluna do 6º período do Técnico em Química, Landara Marcele. Entre os convidados estavam servidores, funcionários e alunos do campus. Após a apresentação de cada integrante da mesa, o reitor entregou a portaria de nomeação ao diretor de ensino Rafael Bernini, ao diretor de Apoio Técnico ao Ensino, Djan Pires e à diretora de Administração, Jacqueline Gomes.

Segundo Rafael Almada, o IFRJ vive um momento novo, em que é preciso pensar e fazer as coisas de modo diferente, com mais objetividade, tendo como base um planejamento. “Já mudamos muita coisa na Reitoria, promovendo uma readequação de cargos e funções. E já conversamos com o Colégio de Dirigentes, mostrando essas mudanças e deixando claro que os campi também precisam se adequar. Teremos um prazo de 90 dias para que as unidades apresentem um plano de trabalho a respeito do assunto”.

O reitor deixou claro que seus objetivos se baseiam numa proposta ampla de integração, de trabalho conjunto, e de responsabilidade. “No tempo bom, cheio de dinheiro e recursos é muito fácil, mas agora, na hora das dificuldades, é que esse sentimento de unidade deve prevalecer”.

Sobre os próximos quatro anos e a aproximação com os campi, Rafael foi decisivo. “O reitor não tem que ser uma figura distante. Muito pelo contrário, pois  eu sou mais um servidor, igual a cada um de vocês. E sou mais um nesse processo de construção que estamos dando início. Não vamos resolver todos os problemas, mas podem ter certeza de que farei tudo que for possível e vamos mudar para melhor. As portas da Reitoria estão sempre abertas.”