Logo IFRJ

Apresentação da Política de Comunicação aos gestores

O IFRJ realizou hoje, 20, pela manhã uma reunião virtual para apresentação da Política de Comunicação ao reitor Rafael Almada e aos gestores da Instituição.

Rafael disse que este momento de valorização dos processos de comunicação vai ao encontro de demandas que há muito se mostram essenciais para o IFRJ. “Precisamos ter um reconhecimento maior e melhor da sociedade”. O reitor lembrou que nas regiões em que os IFs já surgiram com esse novo conceito de educação houve um entendimento melhor, uma percepção e valorização da importância de um instituto federal. “E no Rio de Janeiro, por exemplo, o IFRJ surge da junção de outras instituições que já eram reconhecidas por seus trabalhos. Até algum tempo, até o Google tinha dificuldades em entender quando alguém procurava IFRJ. Surgia a mensagem: você quis dizer UFRJ?”.

O reitor falou da evolução dos processos de comunicação e da valorização da Coordenação Geral de Comunicação. “Quando eles vieram com a ideia da Política de Comunicação eu nem pensei duas vezes, porque sei da necessidade que temos de evoluir nas nossas relações internas e externas”. 

Por fim, Rafael lembrou que a Política vai romper paradigmas, e é preciso que as pessoas participem desta construção, a fim de que todos os processos sejam potencializados, para que o IFRJ se conheça melhor e possa ser entendido por seus públicos em toda a sua extensão, todo o seu compromisso com a  educação e a formação cidadã.

Juliana Santos, coordenadora de Comunicação, disse que o processo de construção da Política será muito transparente em todas as suas fases. A expectativa é a de que a comunidade possa participar, sugerir e entender cada passo do processo. Confira aqui

O consultor  Wilson Bueno falou da necessidade da sociedade contemporânea por uma comunicação construída de maneira coletiva, que atenda demandas e ofereça resultados excelentes do ponto de vista estratégico, além de melhorar  sobremaneira os fluxos operacionais.

O jornalista falou de uma dúvida muito comum  quando se fala nesse tipo de trabalho, da diferença entre Política de Comunicação e Plano de Comunicação. A política, segundo Wilson Bueno, define e trabalha posturas diretrizes e ações. “Na verdade, a política vem antes do plano, que é um conjunto de ações, com objetivos e metas. A diferença é a abrangência da Política, a definição das diretrizes, enquanto o plano cuida de ações especificas e organizadas”.

Um dos pontos enfatizados pelo consultor foi a definição a respeito do que é Comunicação. “Comunicar não é só divulgar, não se trata de algo meramente operacional. Comunicação tem o radical de comunhão. Trata-se de um processo integrado e estratégico, e isso só é possível através de planejamento e de uma estrutura organizada de comunicação. A Política prescinde de planejamento, avaliação, diagnóstico e acompanhamento”.

Wilson enfatizou que a Política de Comunicação do IFRJ será única, porque cada entidade tem sua própria cultura e existe em um cenário sócio-econômico distinto. “Por isso mesmo, o trabalho é feito em etapas, envolvendo uma série de fatores e com uma grande participação da comunidade, para que reflita anseios, necessidades e possibilite um processo seguro de evolução no atendimento às demandas internas e externas”.  

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS