Apresentação virtual de TCC na Pós-graduação em Eng. Paulo de Frontin

Servidores docentes e técnicos administrativos do IFRJ apresentaram virtualmente o trabalho de conclusão de curso da Pós-graduação em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica na modalidade Ensino a Distância (EaD). As defesas de trabalho de conclusão de curso aconteceram de 24/11/2020 a 15/12/2020. Neste período, 53 servidores, docentes e técnicos administrativos, alunos da Pós-graduação, realizaram a apresentação e defesa de seus TCC’s de forma remota.

A Pós-graduação em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica é a primeira na modalidade EAD do IFRJ sendo ofertada pelo Campus Engenheiro Paulo de Frontin. As aulas iniciaram em fevereiro de 2020 e transcorreram ao longo de todo o ano.

Segundo o coordenador do curso e diretor-geral do campus, Ricardo Kneipp, os trabalhos de conclusão de curso contemplaram projetos relativos à prática docente, baseados na tríade ensino, pesquisa e extensão. “Temas como: inclusão, sustentabilidade, educação 4.0, metodologia ativa de aprendizagem foram assuntos abordados nos diversos trabalhos”, contou ele, que ainda destacou a qualidade dos trabalhos apresentados. “Com intuito de difundir para os campi do IFRJ e para a comunidade externa todo esse conhecimento adquirido, o corpo docente da Pós-Graduação preparará, em 2021, um e-book com todos os projetos apresentados”, disse Kneipp.

O curso de especialização tem o propósito de propiciar o aperfeiçoamento dos saberes pedagógicos importantes no aprimoramento da atuação docente na prática da sala de aula. Em 2021, será aberta uma nova turma para ingresso de mais 100 alunos.