Aprovada a primeira professora titular do campus Pinheiral

servidores do campus Pinheiral e Élida posando para foto

A professora Élida da Conceição conquistou o mais alto posto na carreira docente do país. No dia 8 de junho, foi concedida à professora a promoção de professora titular (Classe E) da carreira de magistério superior e da carreira de ensino básico, técnico e tecnológico das Instituições Federais de Ensino. A avaliação para a promoção leva em conta a trajetória profissional e acadêmica dos docentes.

Sobre a conquista, Élida declarou: “Sou mulher, pobre, negra. Hoje, professora titular do campus Pinheiral. Superando inúmeros desafios todos os dias, vou seguindo pela vida acreditando que educação, dedicação, ética e respeito formam um belo caminho para a promoção da igualdade”, disse.

A professora afirmou que é grata pelas pessoas que contribuíram para sua conquista: “Nessas horas passa um filme na cabeça e a principal palavra que vem é gratidão. Sou grata a Deus por ter me dado tantas oportunidades na vida, aos meus pais pela doação e companheirismo ‘para eles dedico essa vitória’. Ao meu irmão pelos exemplos de profissionalismo, à minha família pelas orações, a tantos professores que me estimularam, aos amigos que me apoiaram, aos colegas e equipes de trabalho que me acolheram e aos meus queridos alunos, que me ensinam todos os dias o quanto é bom compartilhar conhecimento e amor”, concluiu.

Banca de Avaliação

A banca de avaliação foi formada pelos professores do campus Pinheiral: Antonio Carlos de Miranda e Luiz Augusto de Carvalho, pelo professor aposentado da instituição, Carlos Eduardo Gabriel Menezes, além dos professores Maria do Socorro Guedes, Suzete Maria Nicas e Luiz Alberto Timotheo, do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR) e da professora Soraia Vilela, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Élida falou, ainda, a importância da professora Julia Oliveira: “Ela organizou uma linda mesa de café da manhã para abrilhantar o evento,” declarou.

Sobre a trajetória da professora Élida

Élida é técnica em Alimentos pela antiga Escola Técnica Federal de Química (ETFQ), hoje campus Rio de Janeiro do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ); engenheira agrônoma pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRRJ e doutora, também em Ciência e Tecnologia de Alimentos, pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais.

Ingressou no serviço público federal em 2003 na antiga Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste de Rondônia (atual IFRO – campus Colorado do Oeste). Em 2017, foi redistribuída para o então Colégio Agrícola Nilo Peçanha (atual campus Pinheiral do IFRJ).

Durante sua trajetória na instituição, foi professora pesquisadora da equipe de formação do Núcleo de Educação a Distância (EaD), chefe do Setor de Agroindústria e coordenadora do curso Técnico em Agroindústria (Integral e Educação de Jovens e Adultos). Além disso, sua carreira é marcada pela participação em comissões de criação de curso, eventos, entre outras iniciativas. Da mesma forma, leciona disciplinas de Tecnologia de Alimentos.

Já foi coordenadora e atuou como membro de projetos de pesquisa e extensão em programas como: Jovens Talentos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Proextensão e Proinova, juntamente com alunos bolsistas, estagiários e monitores.

Sobre a promoção a professor titular

A promoção a professor titular (Classe E) da carreira de magistério superior e da carreira de ensino básico, técnico e tecnológico das Instituições Federais de Ensino foi regulamentada pelo Ministério da Educação por meio da Portaria Nº 982, de 3 de outubro de 2013. Segundo o documento, para ser promovido à classe de titular, o docente deve ter o título de doutor e ser aprovado em avaliação de desempenho, além de ter aprovado um memorial que detalhe as atividades de ensino, pesquisa e extensão, gestão acadêmica e produção profissional relevante, ou defesa de tese acadêmica inédita. No IFRJ, a promoção é regulamentada pela Resolução CONSUP nº 11/2014.

Em 2014, o IFRJ aprovou os seis primeiros professores titulares da instituição. Leia mais.