Logo IFRJ

Aprovado o Regulamento dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas

logo do IFRJ

O Regulamento dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) do IFRJ foi aprovado através da Resolução nº 24 de 02 de outubro de 2018. O reitor do IFRJ e presidente do Conselho Superior (ConSup), Rafael Almada, assinou a resolução tendo em vista as deliberações da reunião do ConSup de 19 de setembro de 2018.

“A aprovação do regulamento do NEABI é importante para a consolidação e reconhecimento dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFRJ que atuam no ensino, pesquisa e extensão e na valorização da cultura afro-brasileira e indígena, acompanhamento da política de cotas, enfrentamento do racismo, entre outros”, explicou Edy Lawson Silva Santos, coordenador-geral de Diversidades da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Os NEABIs dos campi do IFRJ foram criados pela Portaria no 85, de 08 de julho de 2013 e são núcleos de estudos que elaboram, fomentam e promovem ações voltadas à implementação das Leis Federais No 10.639, de 9 de janeiro de 2003 e No 11.645 de, 10 de março de 2008, que tornam obrigatório o ensino das histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas em todos os níveis de ensino (médio, técnico, graduação e pós-graduação).

Clique aqui para ler a Resolução e o Regulamento.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS