Arena do Conhecimento proporciona experiência aos alunos da Licenciatura em Matemática

O Programa de Iniciação à Docência em Matemática (PIBID-Matemática) inaugurou, em fevereiro deste ano, a “Arena do Conhecimento”, uma sala voltada para atividades educativas. O espaço, que tem como supervisor o professor Victor Pereira, fica no CIEP Toninho Marques, em Volta Redonda, e foi cedido através de parceria entre a instituição de ensino estadual e o campus Volta Redonda do IFRJ.

O objetivo da “Arena” é inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes experiência. A direção do CIEP ofereceu o espaço para o desenvolvimento do projeto, entregando um ambiente mais elaborado para a aplicação das atividades com os alunos.

“O espaço permite possiblidades de organização dos alunos agrupados de diferentes formas, mesas adequadas para dobraduras, tabuleiros de jogos, confecção de material concreto e experimentos mais adequados à dinamização do ensino de matemática”, comentou a professora de matemática do campus Volta Redonda Isabella Corrêa.

Para facilitar a interação dentro da sala de aula e transmitir o objetivo do trabalho que está sendo aplicado, a sala foi totalmente decorada. A escolha do nome da sala surgiu após as aulas de Imagem e Educação, ministradas pelo professor Ayrton Ferreira, na qual os alunos construíram um painel retratando os grandes nomes da matemática.

Colaboração: Daniela Romanelli