“Arraiá: Saudade meu remédio é cantar” no campus Duque de Caxias

A Coordenação de Extensão do campus Duque de Caxias promoveu, na última terça-feira, dia 07 de julho, um evento tradicional na instituição, a Festa Julina. Mas neste ano, devido à pandemia da Covid-19, a festa se modernizou e aconteceu pela internet, sendo transmitida para toda a comunidade através do canal no Youtube da Coex do campus.

A ideia de organizar o evento de forma virtual partiu da diretora-geral do campus, Maria Celiana Pinheiro Lima, que lançou a proposta para a professora Juliana Cavassin, coordenadora de Extensão. A diretora recordou que a ideia surgiu para poder realizar, ainda que de forma virtual, um evento tão tradicional no campus: “Surgiu da vontade de atender nossa comunidade nesse momento de isolamento social e ao ver a possibilidade de interações que a tecnologia nos permite na atualidade”, explicou Maria Celiana.

Cavassin fez a chamada para a Comissão Organizadora da Festa “Arraiá: Saudade meu remédio é cantar” para os servidores do campus. Ao longo das reuniões, os membros da comissão foram trazendo ideias e sugestões de atividades a serem realizadas no evento, de forma a estimular a interação entre a equipe organizadora e membros da comunidade acadêmica.

“Para deixar a festa julina legal no formato virtual, seria preciso apelar para a interatividade. Então ficamos muitas horas, muitos dias, discutindo o que funcionaria ou não funcionaria, criando e recriando possibilidades. Mas funcionou, deu certo, ficou linda”, explicou Juliana.

O evento foi precedido por uma semana de atividades, iniciadas no dia 29 de junho, com a retrospectiva das festas realizadas em anos anteriores. Além disso, docentes trouxeram dicas de decoração julinas, receitas de comidas típicas dessa época, músicas e a história das festas juninas e julinas, que se encontram disponíveis no canal do Youtube da Coex.

No dia do evento, os participantes entraram no clima de festa através das tradicionais músicas da época; de um casamento caipira interativo, onde os participantes puderam conhecer a história, palpitar sobre o destino da protagonista e se surpreenderem com sua escolha final; além das brincadeiras juninas; correio do amor elegante; e a colaboração numa vaquinha solidária para a compra de alimentos e a confecção de máscaras de proteção.

Além de uma transmissão interativa, a festa se destacou pelo seu caráter inclusivo, contando com a participação de três intérpretes de Libras, a fim de atender os estudantes e a comunidade externa.

“Graças às atividades de Extensão que estamos conseguindo manter uma conexão, não só cognitiva, mas acima de tudo na parte de acolhimento”, explicou Juliana Cavassin.

Colaboração: Pedro Henrique da Silva Pereira