Atividade sobre mitologia grega engaja os calouros de Química

alunos com fantasias específicas de cada personagem da mitologia

A cultura grega invadiu o campus Duque de Caxias do IFRJ no dia 08 de maio. O docente de Filosofia Márcio Corrêa promoveu, junto com os alunos do 1º período do curso Técnico em Química, uma atividade para aprendizado sobre Mitologia Grega. Alunos vestidos com fantasias específicas de cada personagem da mitologia, grupos de música, dança, decoração e sala climatizada com a temperatura da Grécia fizeram parte da atividade.

Para o professor Márcio Corrêa, a atividade atingiu o objetivo final. “O trabalho foi uma tentativa de trazer para a realidade dos alunos aquilo que trabalho com eles na matéria. Foi uma forma deles se apropriarem do conhecimento e reconhecerem esta cultura dentro do cotidiano. Trouxe significado para a vida deles. Eles adaptaram a cultura grega para a realidade e deu tudo certo”, afirmou.

Apesar de algumas dificuldades na execução do trabalho, a atividade conseguiu trazer a sensação de orgulho, como aconteceu com a caloura Patrícia Nascimento, que fez parte do grupo da decoração. “Para falar a verdade, foi bastante complicado. Na hora de recolher o dinheiro, alguns demoraram e atrasou tudo. Nós tivemos que correr para conseguir. Também foi estressante, pois tínhamos apenas dois dias para fazer tudo. Mas agora com o resultado final, é bem mais legal. Orgulho de ver tudo pronto”, disse.

Além da sensação de dever cumprido, o aluno do 1º período do curso Técnico em Química Leonardo de Barros, que participou do grupo de dança, avaliou o engajamento dos alunos no trabalho. “O grupo se reuniu bastante para ensaiar e tivemos que procurar sobre a cultura. Descobri algumas coisas que eu não sabia que existia na Grécia. Quando o professor comentou, pensei que seria menos uma prova para me procurar. Logo depois veio o desgaste, mas também, o empenho para fazer”, analisou.

Além do foco para realizar o trabalho, foi preciso também a união de toda a turma para atingir o objetivo final. Assim explicou o discente do 1º período do curso Técnico em Química Fillipy Pereira. “O Márcio conseguiu trazer uma tarefa diferente para a turma, que mostrou a união de todos os grupos para atingirmos o objetivo final”, finalizou o calouro.