Aula inaugural explora novos caminhos

O curso de pós-graduação em Educação em Direitos Humanos do Campus Pinheiral acolheu os alunos ingressantes em 2022 e os estudantes veteranos da turma de 2020 em uma atividade inaugural com a seguinte temática: “Educação em Direitos Humanos: Enegrecendo caminhos".

A aula que iniciou as atividades do curso em 2022 aconteceu no dia 20 de abril e trouxe figuras representativas do Sul Fluminense como os convidados: Maria de Fátima da Silveira, a Fatinha do Jongo de Pinheiral, e o professor e historiador Leonardo Ângelo.

Segundo a organização do evento, a proposta teve o intuito de unir a cultura, o saber popular e a academia para refletir sobre as tarefas da Educação em Direitos Humanos no Sul Fluminense. A discussão foi mediada pelo professor do campus, Anderson Costa da Silva Xavier.

O curso trouxe de volta ao campus ex-alunos, egressos de cursos técnicos da instituição. A pós-graduação reuniu, também, em sua nova turma, profissionais e ativistas de diversas áreas do conhecimento: advogados; professores; pedagogos; administradores; psicológicos; capoeiristas; militantes pela educação inclusiva, profissionais ligados à área da saúde mental. Diversas representatividades que expõem a pluralidade do curso e o alcance do debate sobre Direitos Humanos e Educação.

Para a coordenadora da pós-graduação, a professora Stephanie Di Chiara Salgado, a aula inaugural foi um momento feliz e simbólico. “Feliz pela oportunidade do reencontro, após 2 anos de ensino remoto. Simbólico por receber intelectuais e ativistas do território onde se insere o Campus Pinheiral,” analisou.

O debate inaugural “Educação em Direitos Humanos: Enegrecendo caminhos", segundo a coordenação da pós-graduação, tem o papel de reafirmar um compromisso de reparação frente ao histórico de violências contra o povo negro, que viveu escravizado nas terras da instituição em séculos passados e também é a promoção de uma Educação para a memória, para que violações de direitos humanos não se repitam. "Uma mesa de aula inaugural composta por três negros não é concessão, é compromisso com a luta antirracista," declarou o professor Anderson Xavier em suas redes sociais.

um aluno pratica o jongo com uma professora. ele de frente e ela de costas. ambos em movimento

A aula se encerrou com a atividade cultural do Jongo de Pinheiral, uma dança brasileira de origem africana. Para a organização do evento, a manifestação cultural celebrou o retorno das atividades presenciais do curso.

Vanessa Campos de Miranda, egressa do curso de Matemática do Campus Volta Redonda, é uma das novas alunas do curso de pós-graduação em Educação em Direitos Humanos do Campus Pinheiral. Ela declarou que foi a primeira vez que viu uma apresentação de jongo e foi uma forma muito animada para concluir a aula. "O jongo fechou com chave de ouro e deu aquele gás".

Vanessa disse que pretende com a pós-graduação amadurecer suas pesquisas sobre educação decolonial e antirracista. "Vai ser muito bom alinhar isso aos direitos humanos. Tem tudo a ver," concluiu.

Colaboração: Greici Souza

foto do jongo: Lucas Afonso