Logo IFRJ

AULA INAUGURAL DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

“Educação, Memória e Justiça no Sul Fluminense”, este foi o tema da aula inaugural de 2023 da Pós-Graduação em Educação em Direitos Humanos do Campus Pinheiral, que aconteceu no dia 07 de março.

A atividade contou com a presença do professor Marcos Aurélio Ramalho Gandra (Doutor em História pela UFF e Pesquisador-colaborador da Comissão Municipal da Verdade de Volta Redonda "Dom Waldyr Calheiros) e mediação da docente do curso, Érica Bispo.

Após a exibição de um trecho do filme ““Argentina, 1985” (Santiago Mitre, 2022)”, a arte e o contexto da ditadura militar na américa latina impulsionou o debate sobre violações de Direitos Humanos cometidas pela ditadura civil militar brasileira na região sul-fluminense.

“Nossa região, que traz no corpo e na alma as consequências da escravização do povo negro, por ser o locus principal de nosso maior flagelo, a escravadição. E também foi, já no período republicano, extremamente vigiada pela autocracia burguesa desde a implantação da CSN, com forte presença militar, o que só se agravou com a Ditadura Militar-Empresarial, quando graves violações de direitos humanos aqui foram perpetradas, ” declarou o professor convidado.

Para o professor Marcos Aurélio, educar para os direitos humanos, portanto, é para evitar o apagamento da memória, para garantir memória, verdade e justiça. “Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça. Para que o sonho de justiça e igualdade siga movendo nossas ações,” afirmou.

Ele analisou ainda que a oferta da Pós-Graduação em Educação em Direitos Humanos na região Sul-Fluminense deve ser comemorada. “Não ‘apenas’ por descentralizar, interiorizar esta imprescindível formação em instituição de reconhecida excelência, mas pela urgência e atualidade deste debate na sociedade brasileira, contribuindo para dar significado às questões étnico-raciais, de gênero, sociais, ambientais, culturais, que nossa região demanda. É importante demais ver o antigo CANP ser um polo desse debate para a região.”

Texto: Greici Oliveira

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS