Aulas aos sábados com melhorias na segurança pública

Na manhã de sábado, dia 11 de junho, a equipe da ronda escolar do 21º Batalhão de Polícia Militar - PMERJ iniciou a melhoria na oferta de segurança pública ao campus aos sábados, devido às aulas da Pós-graduação em Práticas de Letramento, que acontecem entre 8h e 17h. O objetivo é mitigar os riscos para estudantes, servidores e colaboradores terceirizados.

A iniciativa se deu a partir de uma reunião, na manhã de quinta-feira, dia 9 de junho, quando o diretor-geral do campus, Rodney Albuquerque, e o diretor de Administração, Erivelton Silva, receberam o Primeiro Sargento Alves e o Segundo Sargento Vieira, parte da equipe da ronda escolar do 21º Batalhão de Polícia Militar. Na ocasião, a direção do campus apontou a necessidade da ronda se estender para os sábados e para o turno noturno, apesar do programa contar neste momento com recursos humanos apenas para os turnos matutino e vespertino. Também foi destacada a necessidade de orientação às pessoas que cortam caminho para a comunidade, pulando o muro do campus.

O Patrulhamento Motorizado Especial (Pamesp) é um modelo de policiamento no qual uma viatura, com dois policiais, é designada para uma ronda específica em unidades escolares. Este policiamento busca preservar a segurança dos estudantes, servidores e terceirizados e o atendimento mais especializado às ocorrências que porventura possam vir acontecer no campus.

É importante destacar que os policiais militares foram previamente treinados para atuar com a comunidade escolar, possuem no antebraço direito de suas fardas, braçadeira amarela com a identificação da participação daquele profissional da segurança pública estadual neste programa, e estão equipados com veículos novos e adesivados com faixa azul e o símbolo do Pamesp Bairro Seguro, além da identificação da unidade operacional à qual pertencem – no caso 21º. Os policiais vão atuar em dupla.

A ação da Coordenadoria de Assuntos Estratégicos da Polícia Militar do Rio de Janeiro (CAES/PMERJ) está prevista no Plano Estratégico da Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM) do Rio de Janeiro e passará a orientar as ações da Corporação nos próximos anos. Um dos principais focos previstos no plano é o de que a Polícia Militar do Rio transforme-se em referência em polícia de proximidade, orientada pela gestão e solução de problemas e com uma atuação focada na prevenção.