Logo IFRJ

“Auto da Barca do Inferno”

Os alunos do primeiro período do Ensino Médio Integrado - Informática para Internet, do campus Engenheiro Paulo de Frontin, apresentaram a leitura dramatizada da obra “Auto da Barca do Inferno”, como atividade integrada de Literatura e Sociologia, coordenada pelas professoras Maria Emília Alfano Barbosa e Gabriela Almeida Kronemberger. O evento foir realizado no dia 28 de junho. 

O Auto da Barca do Inferno é uma obra de dramaturgia que foi escrita em 1517 pelo escritor humanista português Gil Vicente. A leitura dramatizada da obra contou com o envolvimento de todos os alunos, seja como parte do elenco, seja na equipe técnica e de produção. 

Como destaca a aluna Nicolly Rocha Fortuna, “na peça Auto da Barca do Inferno, Gil Vicente coloca vários personagens numa situação-limite. Todos estão mortos e chegam a um porto onde há duas embarcações: uma é chefiada pelo Anjo, que conduz ao paraíso; a outra, comandada pelo Diabo e seu Companheiro, vai para o inferno. Os personagens se apresentam diante do espectador como em um desfile, ao fim do qual cada um terá de enfrentar o seu destino”. 

Considerada como um “auto de moralidade”, a obra se mantêm atual ao nos convidar a uma reflexão sobre os conflitos entre a virtude e a dissipação moral, traço presente em diferentes sociedades e em diferentes épocas.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS