Balanço sobre o webinário “Curricularização da Extensão – Percursos para extensionalizar o currículo”

O IFRJ está se mobilizando para realizar a implementação da Curricularização da Extensão, que é o processo de inclusão de atividades de extensão no currículo dos cursos, considerando a indissociabilidade do ensino e da pesquisa. Entre seus objetivos está a formação integral dos estudantes para sua atuação profissional, bem como a promoção da transformação social.

Nos dias 17 e 18 de maio o Instituto realizou o webinário “Curricularização da Extensão – Percursos para extensionalizar o currículo”. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e pela Pró-Reitoria de Ensino do IFRJ, aconteceu de forma virtual através da página do IFRJ no youtube. O objetivo foi sensibilizar a comunidade do IFRJ no que se refere à necessidade de não só discutir e aprender sobre a curricularização da extensão, mas também em se pensar possíveis estratégias para a sua implementação nos cursos de graduação oferecidos pela Instituição.

Ana Luisa Soares, pró-reitora de Extensão do IFRJ, explicou que era necessário, no âmbito do Instituto, iniciar esse processo. “Além das questões legais a serem cumpridas, a discussão sobre curricularização da extensão, ou extensionalização do currículo, como prefiro chamar, é um avanço em termos pedagógicos e metodológicos no Ensino Superior e, dada a nossa importância na Rede de Institutos Federais, não poderíamos ficar de fora desse processo”, disse.

A pró-reitora ainda afirmou que o evento superou as suas expectativas. “Além do público ao qual o evento foi direcionado, nós atingimos um número muito maior de público e a qualidade das discussões foram excelentes”, enfatizou. Ela ainda falou sobre os resultados que a Proex conseguiu ou conseguirá trazer para a realidade do IFRJ a partir das experiências apresentadas e dos diálogos construídos no evento. “Já tiramos o formato das Comissões Oficiais que direcionarão o processo dentro do Instituto. Essas comissões tratarão, dentre outras coisas, da escrita do regulamento. Esse regulamento criará os parâmetros institucionais do nosso Instituto no processo de implantação da Curricularização. Tudo foi feito a partir das discussões estabelecidas, com muita escuta e diálogo. Temos muito trabalho pela frente, mas estamos empolgados com as possibilidades de resultados”, destacou.

Para a pró-reitora de Ensino do IFRJ, Alessandra Ciambarella, o evento permitiu debater a Extensão como prática indissociável ao Ensino e à Pesquisa, assim como à formação cidadã do estudante. "Essa ação vem como mais uma forma de revelar e reverter para a sociedade o que já fazemos, com muita competência e responsabilidade. Enquanto instituição pública de qualidade, socialmente referenciada, mediante a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, promovemos a interação dialógica com a comunidade e os contextos locais, ampliando nossa conexão social, tendo os discentes como protagonistas na sua execução", afirmou.

Curricularização da Extensão e a lei - A Resolução nº 07 de 18 de dezembro de 2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei n. 13.005/14. A legislação determina que os Institutos Federais garantam percentual mínimo de 10% da carga horária de todos os cursos de graduação em atividades curriculares de extensão. Desse modo, as disciplinas dos cursos ficam cada vez mais conectadas com a sociedade.

Confira mais informações sobre a Curricularização da Extensão neste vídeo. Para assistir a todos os vídeos do webinário, acesse o canal do IFRJ no Youtube.