O Brasil e a Diáspora Africana no FLIDAM

O Festival Literário Internacional da Diáspora Africana (FLIDAM) chega a sua oitava edição, e vai de 18 a 21 de novembro. O evento, que faz parte do calendário de eventos de São João de Meriti, marcará as homenagens à africanidade e a valorização da negritude no mês da reflexão em torno da Consciência Negra, celebrado no dia 20.

Organizado pela Academia de Letras e Artes de São João de Meriti (ALASJM), o FLIDAM tem como um de seus fundadores o diretor geral do Campus São João de Meriti do IFRJ, Rodney Albuquerque.

Com o tema “Qual o papel do Brasil na Diáspora Africana? Teremos muito a refletir”, o FLIDAM deste ano, contará com palestras virtuais gratuitas, lançamentos de livros, espetáculos, exposições e diversas celebrações. Os grandes homenageados do festival são: Chica Xavier (In memória), mulher negra ativista dos direitos humanos, produtora teatral e atriz de teatro, cinema e televisão brasileira, e Ecio Salles (In Memoriam), escritor e produtor cultural, um dos criadores da Festa Literária das Periferias (Flup), revelador de vários escritores.

Nesta oitava edição do festival, dadas as restrições impostas pela pandemia, a mesa de abertura foi assistida ao vivo por uma audiência de mais que uma centena de pessoas.

Rodney diz que a expectativa sobre o evento é a melhor possível, pois cada vez mais a sociedade se organiza e percebe a importância da cultura de direitos, e que, ao testar as instituições, fortalece a democracia brasileira, o combate ao racismo é uma trincheira nas dimensões individual, estrutural e institucional, e a medida que as pessoas tomam esta consciência, as mudanças vão acontecendo. “Neste contexto, percebo a grande importância e potência do trabalho dos Núcleos de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas (NEABI), pois de forma transversal consegue dialogar e traduzir para nossa comunidade acadêmica esse cenário que é complexo e sofisticado, onde certamente os núcleos vem colaborando de forma importante junto às ações no IFRJ quilombo São João de Meriti junto a Academia de Letras e Artes de São João de Meriti (ALASJM)”.

O diretor geral do Campus São João de Meriti convida todos a prestigiarem a mesa de Reitores no FLIDAM 2020, que acontecerá no dia 20 de novembro às 11 horas, com a presença do reitor no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ),  Rafael Almada; Jefferson Manhães de Azevedo, reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), e a pró-reitora de Ensino do Colégio Pedro II,  Eliana Myra, que vão discutir as cotas raciais nas instituições públicas, apresentando um panorama do que tem sido feito por estas instituições em boa parte do Estado do Rio de Janeiro.