Logo IFRJ

Câmara celebra 15 anos dos Institutos Federais

Em continuidade à agenda comemorativa dos 15 anos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), criados pela Lei n. 11.892/2008, o Ministério da Educação (MEC) — por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) — participou de sessão solene da Câmara dos Deputados em homenagem à criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual os IFs fazem parte. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 7 de dezembro, no Plenário da Câmara. 

 A iniciativa foi proposta pelos deputados federais Maria do Rosário (PT-RS), Reginaldo Veras (PV-DF) e Reginaldo Lopes (PT-MG). Na ocasião, o MEC foi representado pelo secretário da Setec, Getúlio Marques Ferreira. Ele recordou a história do ensino profissional desde Nilo Peçanha em 1909 — criador das Escolas de Aprendizes Artífices, destinadas ao ensino profissional primário e gratuito. Em sua fala, passou pela criação dos Institutos Federais em 2008, pelas expansões da Rede Federal, até os dias atuais. 

Representando o IFRJ, estava o reitor Rafael Almada, a coordenadora-geral de Comunicação, Juliana Santos; o pró-reitor de Planejamento e Administração Igor Valpassos; o diretor de Articulação Institucional Julio Page e o coordenador de Relações Internacionais Rodrigo Lemos.

a equipe do IFRJ citada no parágrafo acima

 

 Segundo Marques, cada passo dado pelos IFs tem sido testemunho vivo do compromisso do Brasil com a formação dos seus cidadãos, com excelência acadêmica e inovação. Também reforçou que os Institutos Federais são pilares fundamentais para a transformação socioeconômica das pessoas e das comunidades. “São instituições que se destacam por sua capilaridade, estando presentes em todos os cantos deste País, levando conhecimento e oportunidade para áreas urbanas e rurais, grandes metrópoles e comunidades remotas. Essa capilaridade garante o acesso à educação de qualidade, independentemente do local de origem dos estudantes”, afirmou. 

 Para apoiar e fortalecer os Institutos Federais, Getúlio Marques considerou crucial garantir recursos adequados; investir na formação continuada de professores; fomentar pesquisa, inovação e internacionalização; promover inclusão e equidade; e, por fim, priorizar a educação profissional de nível médio. “Que os Institutos continuem a ser faróis de conhecimento, transformação e inclusão, impulsionando o desenvolvimento do nosso País, e que possamos iluminar o Brasil com pelo menos 1000 campi dos Institutos Federais”, desejou. Atualmente, os IFs são 680 unidades. 

 A presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e reitora do IF Sertão-PE, Maria Leopoldina Veras, destacou a importância da educação profissional como instituição de educação pública de qualidade que prepara os jovens para o mercado de trabalho. Também pontuou a importância da parceria tanto da sociedade como dos parlamentares para que os IFs continuem sendo porta de acesso à transformação do Brasil.  

 Vídeo da transmissão 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS