Campus Arraial do Cabo conclui reforma de infraestrutura

O Campus Arraial do Cabo recebeu na manhã de ontem, 18, o reitor do IFRJ, professor Rafael Almada e autoridades locais para a entrega das obras nas instalações da unidade e também para assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica e de um Plano de Trabalho entre a prefeitura de Arraial do Cabo e o IFRJ.

As reformas incluíram a expansão da biblioteca, que ganhou novas estantes, computadores para pesquisa, acervo de cerca de 4 mil livros, sala de estudo, reforma dos banheiros, auditório climatizado, equipamentos multimídia, copa-refeitorio, novos armários para os alunos, sistemas de combate a incêndio e pânico em todo o campus.

detalhe da biblioteca, vista da porta de entrada. um balcão em primeiro plano e estande ao fundo. pessoas circulando

A mesa solene do evento foi composta por Rafael Almada, reitor do IFRJ, David Barreto Aguiar, diretor-geral do Campus Arraial Do Cabo, Isalira Gomes, secretaria municipal de Educação, Lazer, Cultura, Ciência e Tecnologia (representando o prefeito Marcelo Magno), e por Gustavo Távora (representante do deputado federal Glauber Braga).

rafael almada discrusa em pé. mesa solene em primeiro plano

Rafael Almada falou do evento e também sobre o retorno presencial às atividades. “Para nós, essa inauguração é muito representativa da resiliência que a gente vivenciou nesses últimos anos. É muito prazeroso estar aqui, servidores, estudantes, autoridades. É bom estar de novo com 100% do presencial, nesse momento de readaptação. Essa retomada é sobretudo uma oportunidade para todos nós sermos ainda mais fortes e melhores”.

O reitor fez questão de destacar um trabalho que julga ser de extrema importância para o dia a dia do campus e da Instituição. “Nesse momento de inaugurações precisamos agradecer muito à equipe do campus, porque diante de tantas demandas que chegam à reitoria continuamente, é imprescindível que a parceria com as unidades seja feita dessa forma, com dedicação, trabalho e resultados. E aqui eu não tenho duvida alguma do comprometimento e de todos os esforços. É uma gestão que consegue se articular muito bem, o que permite facilitar essa ponte com a reitoria. As demandas locais requerem esse tipo de gestão para encontrar as soluções”.

Rafael falou ainda sobre um assunto sempre comentado em Arraial do Cabo, a expansão do campus. “Temos trabalhado muito nessa questão. E temos articulações junto à prefeitura daqui e à Secretaria de Estado de Educação, temos levado essa demanda a diferentes instâncias porque a gente precisa expandir esse campus. Conseguimos fazer um campo de futebol, agora temos essas reformas, mas precisamos ampliar esse espaço. Sabemos que não é simples, que tem uma demora, tem um convencimento, mas garanto que estamos empenhados nessa demanda tão essencial. Porque precisamos atender mais estudantes, a região precisa disso”.

O acordo de parceria institucional firmado entre o IFRJ e a prefeitura de Arraial do Cabo tem como objetivos um trabalho conjunto para desenvolver um programa de atividades, estudos, projetos de pesquisa e extensão, cursos, oficinas, seminários,  no âmbito da politica de valorização e inclusão das pessoas com deficiência, diversidade etária entre outros.

Isalira Gomes lembrou do início do diálogo com a gestão do campus e das conquistas. “Desde o primeiro encontro sempre fomos muito bem recebidos, e desde então esse diálogo prosperou e ações foram feitas. E uma dessas ações permitiu que alunos nossos do nono ano, após uma avaliação feita em toda a rede, o que nos indicou as melhores notas, ingressassem no curso de meio ambiente. Existe hoje uma demanda crescente até de estudantes da rede privada, que migram para a rede municipal por causa desse evento, muitos vieram já contando com a possibilidade de uma nova parceria. E o prefeito comemorou essa mudança, porque ele sabe o quanto a educação é transformadora de vidas. Contem sempre com a gente”.

rafael, gustavo e o diretor davi em pé segurando a placa

Gustavo Távora destacou a preocupação do deputado Glauber Braga em relação à emenda parlamentar destinada ao IFRJ, no valor de 400 mil reais. “Sabemos que não é só uma emenda parlamentar que vai resolver o problema da educação pública, mas Glauber procurou fazer o máximo possível e o mínimo necessário para a educação. E vocês conseguiram dar celeridade ao processo e aplicar os recursos. Concluir a obra, o que, sabemos, é ás vezes muito difícil. Muitas emendas se perdem no meio do caminho”. Em seguida, a direção do campus exibiu um vídeo do deputado e fez a entrega de uma pequena homenagem ao representante do parlamentar.

participantes da mesa solene olham para tela de tv que esta acima de suas cabeças para ver o deputado galuber em um video

O diretor geral Davi Aguiar destacou exatamente a importância da emenda, que possibilitou a execução do trabalho. “É um momento de realização, da entrega de um trabalho bem feito, que melhora as condições para os servidores e também para  todos os nossos estudantes, que podem desfrutar de ambientes com uma infraestrutura mais adequadas as suas necessidades diárias”.

A equipe da reitoria presente ao evento contou com a participação de Igor Valpassos, pró-reitor de Planejamento e Administração; João Gilberto, p-reitor de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade, e de Eládio Bandeira, diretor de Articulação Institucional.

equipe do campus e da reitoria

Estiveram presentes à solenidade servidores do campus, estudantes, e diversos representantes de entidades civis locais.