Campus Arraial do Cabo recebe estação meteorológica em parceria com a UENF

O Campus Arraial do Cabo recebeu uma estação meteorológica como parte do projeto “Tempo de Aprender em Clima de Ensinar”, desenvolvido pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Esta iniciativa tem como objetivo equipar escolas na região dos Lagos com tecnologia para coleta de dados climáticos, promovendo a aplicação desses dados em diversos campos do conhecimento e fortalecendo a educação e a pesquisa científica.

O projeto está inserido na parte 8 do projeto de pesquisa da UENF, liderado pela doutora Tânia Ocimoto Oda, intitulado "Previsão de Sistemas Convectivos: Análise Integrada da Modelagem Numérica, Radar e Satélites". Essa etapa foca na divulgação científica, visando compartilhar conhecimentos com a comunidade por meio de ações práticas.

A instalação ocorreu no dia 06 de setembro e contou com a presença do diretor-geral do Campus Arraial do Cabo, David Barreto; do professor Rafael Rizzo; do prefeito do campus, Delcio Martins; do ex-aluno do curso de especialização em ciências ambientais em áreas costeiras Fabio Collichio; e dos pesquisadores da UENF Gildo Rafael e Alfredo Silveira.

“Essa estação será uma ferramenta importante para integrar teoria e prática, proporcionando aos alunos uma experiência mais rica em estudos do clima. Será importante na produção de trabalhos pedagógicos que possam introduzir conceitos científicos sobre meteorologia, aproximando o corpo discente do universo acadêmico científico”, afirmou Rafael Rizzo, professor nos cursos voltados para o eixo ambiental do campus.

Além dos benefícios diretos para o estudo do clima, a estação meteorológica trará vantagens significativas para outras áreas de ensino, permitindo que os estudantes desenvolvam um raciocínio mais crítico e aprofundado, aprendendo a interpretar e correlacionar informações de forma prática e dinâmica. “O uso dos dados não ficará restrito apenas ao campo ambiental. Eles poderão ser aplicados em disciplinas como matemática e física, especialmente na criação de gráficos e na análise estatística", destacou Gildo Rafael, pesquisador da UENF e um dos responsáveis pelo projeto.

A articulação da parceria foi realizada pelo professor Omar Nicolau, coordenador do Curso de Especialização em Ciências Ambientais em Áreas Costeiras. O campus agradece também à UENF e à doutora Tania Ocimoto Oda por possibilitarem a inclusão do IFRJ nesta importante iniciativa.

Colaboração: Verônica Trindade Marques