Campus Belford Roxo abre vagas para curso Técnico em Artesanato

foto de artesanatos diferenciados, com um quadrado branco no meio escrito em verde "curso técnico em artesanato"

O campus Belford Roxo oferece 35 vagas para o curso Técnico em Artesanato, que visa capacitar as pessoas que atuam ou pretendem atuar na área, abordando teoria e prática tanto para a produção de objetos e acessórios quanto para a formação do artesão, abordando conteúdos como fotografia, e-commerce, empreendedorismo, abrangendo as áreas têxtil, couro, modelagem e produção de objetos e acessórios com materiais de reuso.

O curso tem como objetivo principal formar o técnico em artesanato como um profissional atuante, de forma empreendedora, que cria, produz, divulga e comercializa peças artesanais decorativas e utilitárias a partir da seleção, tratamento e transformação de diversos materiais, considerando a sustentabilidade ambiental, econômica, sociocultural e territorial. O aluno aprenderá a gerenciar negócios na perspectiva do associativismo e cooperativismo, selecionar técnicas de tratamento, preparação e transformação de matérias primas, respeitando e valorizando o traço e a diversidade cultural da região.

Para a professora de artesanato Cássia Mousinho é importante ressaltar que o curso técnico não é somente para quem já é da área, mas para todo que tem interesse em desenvolver trabalhos manuais. “Muitos artesãos dominam técnicas e têm trabalhos muito bons, mas, por exemplo, têm dificuldade em precificar o produto, lidar com o cliente ou gerenciar o seu negócio. Esses profissionais carecem de aperfeiçoamento em algumas áreas ou até mesmo pode ser muito interessante experimentar outros materiais, técnicas, texturas, cores, para aprimorar o trabalho”, afirmou.

De acordo com a docente, há muitas pessoas com potencial, que se interessam por essa área, mas não tem a oportunidade de pagar um curso e o curso técnico pode ser uma oportunidade de ingressar na área e tê-la como profissão. A área do artesanato é muito ampla e nela podem atuar pessoas de diversas idades e perfis.

O período de inscrição começou dia 24 de setembro e vai até o dia 11 de novembro. As vagas são preenchidas através de prova que será realizada no dia 25 de novembro. O período para pedir a isenção da taxa é até dia 19 de outubro e os interessados precisam ter ensino médio completo ou estar cursando o 3º ano do ensino médio em 2019.

O candidato classificado e/ou seu responsável deverão cumprir os seguintes procedimentos: preencher a ficha de matrícula; levar certidão de Nascimento (original e cópia); quatro fotos iguais 3x4 ou 2x2 (do ano de 2017 ou 2018); de frente e sem carimbo, certificado ou declaração de conclusão e histórico escolar do Ensino Médio (original e cópia), ou declaração de matrícula na 3ª (terceira) série do Ensino Médio para os candidatos aos cursos técnicos em Artesanato; CPF (original e cópia) – obrigatório; carteira de identidade (original e cópia) – obrigatório; RG e CPF dos responsáveis legais do candidato menor de idade (cópia); título de eleitor, para os maiores de 18 anos (original e cópia); certificado de reservista, para maiores de 18 anos do sexo masculino (original e cópia), e comprovante de residência (original e cópia).