Campus Duque de Caxias doa 200 litros de álcool 70%

Produção já está próxima dos 300 litros e pedidos de doação continuam chegando

O Campus Duque de Caxias do Instituto Federal do Rio de Janeiro também está mobilizado no combate à Covid-19. Já foram produzidos cerca de 300 litros de álcool 70%, divididos entre a formulação líquida, para a limpeza de superfícies, e a glicerinada, para a desinfecção das mãos.

Deste total, já foram realizadas doações de 200 litros, distribuídos para Organizações Não-Governamentais (ONGs) do município que atendem moradores de rua e população em situação de vulnerabilidade social; para a Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense; para a UPA e o posto de saúde no bairro Vila Sarapuí; e dois hospitais na Ilha do Governador. Além da doação de álcool 70%, foram distribuídos kits contendo máscaras de tecido confeccionadas por costureiras da região e álcool glicerinado.

A produção de álcool no campus é coordenada pelos docentes Erica Azevedo e Thiago Aversa e conta com a colaboração dos professores: Luciana Resende, Mariana Marques, Michele Castro, Julio Page, Thamires Idalino e Maria Celiana Pinheiro, do campus; Juliana Brandão, Juliana Mendes e Suyane Alvarenga, do CEFET-RJ; Julia Bouzon, do Colégio Pedro II; e Gustavo Martins, servidor da UFF e ex-aluno do campus.

A diretora-geral do campus, Maria Celiana Pinheiro, afirmou que produção e distribuição do álcool é de extrema importante para o município de Duque de Caxias. “Cada vez mais, o campus se configura como importante socialmente para o município e a comunidade em seu entorno. Pois, nesse momento de pandemia, o IFRJ Campus Duque de Caxias se faz presente no atendimento à sociedade. Estamos atendendo a UPA e o posto de saúde do bairro, assim como os nossos alunos e as pessoas que trabalham no entorno. Temos muito a agradecer aos servidores envolvidos nessa atividade”, declarou.

O professor Thiago Aversa destacou a mudança repentina que a pandemia e a produção de álcool causaram no cotidiano. “Saímos da sala de aula e viemos para o laboratório. É estranho ver a escola vazia, sem os alunos. Mas estamos cumprindo nosso papel social e ainda sim envolvidos em outro pilar do tripé ensino-pesquisa-extensão. Esse papel extensionista é fundamental para atender pessoas que não têm acesso à higiene básica, ou que vivem em situação de rua, além de unidades de saúde”, lembrou.

A docente Erica Azevedo também ressaltou a importância dos Institutos Federais em ações de combate à Covid-19. “Os IFs formam profissionais aptos a atuarem em setores importantes da área de Ciência, Tecnologia e Saúde e podem colaborar com a sociedade de maneira positiva”, afirmou. A docente destacou, ainda, que o campus vem recebendo um número cada vez maior de pedidos de doação, principalmente das Unidades de Saúde e ONGs do município. “Para atender a essas demandas, é necessário o fornecimento de mais álcool 96% e embalagens para acondicionamento do álcool produzido. Estamos pedindo para que as instituições que recebam as doações tragam as embalagens com tampas adequadas e sanitizadas para o acondicionamento e, para aquelas que já foram atendidas, que retornem com as embalagens doadas em um primeiro momento para o envase e nova doação”, salientou.