Campus Duque de Caxias realiza “VI Seminário de Educação Física”

O campus Duque de Caxias promoveu o “IV Seminário de Educação Física”, no dia 18 de outubro. O evento é organizado pela coordenação da Pós-graduação em Educação Física Escolar e teve como tema: “Políticas Públicas, BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e a Educação Física”.

Coordenadora da Pós-graduação em Educação Física Escolar, a professora Ana Beatriz Tavares falou sobre a realização do evento. “A ideia é trazer as pessoas para um dia de reflexão, palestras. Esse ano tivemos oficina pela primeira vez sobre a questão afro e as apresentações dos trabalhos”, pontuou a docente.

A primeira atividade do evento foi a mesa redonda “Políticas Públicas, BNCC e a Educação Física”, que contou com a participação dos professores Marcelo Melo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explicando “O avanço conservador e o ataque a Educação Pública”; e Renato Novaes, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), apresentando o tema “A BNCC e a Educação Física”.

Na segunda etapa do evento, alunos e profissionais de Educação Física participaram da oficina “Patrimônio imaterial e os desafios para uma Educação Física em afro perspectiva”, mediada pelo professor da rede municipal de São Gonçalo Wallace Alves, que procurou aliar teoria e prática na sua apresentação.

Wallace explicou que a Educação Física no Brasil é trabalhada através de um discurso europeu, que não condiz com a realidade brasileira. Para o professor, que é pós-graduado em Educação Física Escolar pelo IFRJ, é importante pensar a Educação Física em afro perspectiva nas escolas, por discutir assuntos e trazer alternativas que se adequem ao cotidiano das escolas brasileiras.

Após a exposição teórica, Wallace convidou os presentes para exercitarem algumas danças culturais brasileiras, como a capoeira, o jongo e o cacuriá, que podem ser apresentados aos alunos nas aulas de Educação Física.

Gabriela Gomes, aluna do curso de Educação Física Escolar, falou sobre a temática do IV Seminário. “A temática é muito atual, estamos falando da Base Nacional Comum Curricular que vai impactar o dia a dia dos professores. O evento também é uma oportunidade de abrir o IFRJ e entrar em contato com outros professores que têm muito a contribuir”, afirmou.

Colaboração: Pedro Henrique da Silva Pereira