Logo IFRJ

Campus Nilópolis publica e-book "Catálogo da Fauna: Parque Natural Municipal de Gericinó”

O Laboratório de Recuperação de Áreas Degradadas (LaRAD) do Campus Nilópolis desenvolveu o e-book "Catálogo da Fauna: Parque Natural Municipal de Gericinó”, editado pela Frapello Publishing e que será distribuído gratuitamente on-line. Um dos objetivos do catálogo é levar conhecimento para a população sobre a fauna local e, assim, estimular ações de cuidado ambiental com o Parque. A iniciativa faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o IFRJ e a Prefeitura Municipal de Nilópolis, pelo qual o LaRAD vem desenvolvendo ações no Parque envolvendo a fauna e a flora local.

No e-book, estão ilustradas três espécies de répteis, três de mamíferos e 34 espécies de aves. O único invertebrado incluído foi o caramujo-africano, um molusco que é abundante em certas áreas do Parque e oferece risco de transmissão de doenças que afetam humanos. 

O professor Marco Aurelio Passos Louzada, responsável pelo LaRAD, contou que o Parque Natural Municipal do Gericinó é a única Unidade de Conservação no município, sendo previsto neste espaço o lazer, ações de pesquisa e a recuperação ambiental. “No PNMG existem florestas alagadas, brejos, áreas alagáveis, áreas degradadas e um fragmento florestal secundário, todos compondo o grande ecossistema Mata Atlântica. Essa diversidade de ambientes reflete-se em uma fauna que, muitas vezes, não é notada pelos frequentadores do Parque”, explicou. 


Ilustração que brinca com nome da "garça vaqueira" foi a origem do projeto

Ainda de acordo com o professor, a ideia do e-book surgiu de uma brincadeira proposta para os estagiários da época. “A partir do registro fotográfico da garça-vaqueira no Parque, a então estagiária de IC Talita Kellen dos Anjos Soares elaborou uma animação onde era feita uma brincadeira com o nome do animal. Propus, então, para os estagiários da época a elaboração de um catálogo ilustrando parte da fauna que habita o Parque e que nem sempre pode ser observada pelas pessoas que o frequentam. O catálogo foi ilustrado com desenhos feitos manualmente pela aluna de IC Talita Kellen com uma mesa digitalizadora e tendo como base fotografias feitas pela equipe do Laboratório ou imagens obtidas na internet. Para a confecção do catálogo ilustrado também foi utilizado o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal de Gericinó, a enciclopédia Wikiaves e artigos científicos para compor a descrição das espécies, seus habitats e curiosidades”, explicou Marco Aurelio.

São autores do Catálogo da Fauna Jean Santiago Mafra e Vinícius Carneiro Ferraz, que cursavam Licenciatura em Química e hoje são alunos do Mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros / UFRJ; Maria Luíza Santos de Souza, Talita Kellen dos Anjos Soares e Júlia da Silva Rego, então alunas do curso técnico de Controle Ambiental e que hoje cursam respectivamente Licenciatura em Química / IFRJ, Bacharelado em Ciências Biológicas - Habilitação em Biotecnologia e Bacharelado em Química / UFF. O trabalho foi coordenado pelo professor Marco Aurelio Passos Louzada. A revisão técnica foi feita pelo biólogo Renato Balieiro Pineschi. 

“A equipe agradece às Bolsas concedidas através de editais da PROPPI e editais de pesquisa do Campus Nilópolis, à Prefeitura do Campus e à Secretaria de Meio Ambiente do Município de Nilópolis pelo constante apoio”, finalizou Marco Aurelio.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS